Mark

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO AO MARKETING

O conceito atual de marketing surgiu no pós-guerra, na década de 1950, quando o processo de industrialização se acirrou e aumentou a competitividade entre as empresas, e a disputa pelos mercados trouxe novos e profundos desafios.
A partir desse momento, as empresas, finalmente, passaram a admitir que a decisão final de compra estivesse nas mãos dos clientes. Naacademia, um marco importante do surgimento do marketing foi a publicação do artigo Miopia em Marketing, por Theodore Levitt (1990), que teve grande repercussão no início da década de1960.
O termo marketing é uma expressão de origem inglesa que não pode ser traduzida literalmente para o português, pois perderia o seu real significado? Em inglês, market significa mercado e o sufixo ing indica ação. Numesforço de tradução, marketing é tomado como mercadização (ato de mercadizar). No Brasil aceitamos a designação Mercadologia para expressar o mesmo sentido.
Ao longo dos anos, diversos autores e instituições vêm se preocupando em estabelecer uma definição de marketing de fácil entendimento que contemple todo o seu escopo, o que não é uma tarefa as mais fáceis. Uma das definições de marketingmais consagradas foi enunciada pela Associação Americana de Marketing, em 1960, que conceitua marketing como o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou utilizador.
A definição acima começa enfatizando o marketing dentro de uma abordagem sistêmica ao dizer que ele é um processo, ou seja, um conjunto de etapas e atividades. Adefinição fala ainda do marketing como algo que envolve planejamento, instrumento em que se procura analisar o ambiente. Analisar o ambiente é necessário para traçarmos um conjunto de estratégias que busquem alcançar os objetivos tanto das organizações como das pessoas. Por último, o conceito detalha as principais atividades de marketing, que são: o desenvolvimento do produto/serviço; o estabelecimento dopreço; a distribuição e a sua promoção. Outra definição importante foi do brasileiro Robson Fraga propõe que o marketing se concentra no estudo do mercado no qual a organização atua. “É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos dasempresas de produção ou prestação de serviços” (FRAGA, Robson, 2006). Kotler define o marketing como “o processo social por meio do qual, pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Todavia, uma das mais simples definições de marketing foi elaborada por Levitt (1990, p. 45), quandoafirmou que “o Marketing está voltado para a conquista e retenção de clientes”. Em outras palavras, ele afirma que qualquer atividade desenvolvida por uma organização, tendo como foco a conquista e a retenção de clientes, está no âmbito do marketing. O autor introduz uma ideia fundamental quando pensamos em marketing nos dias de hoje: a da fidelização do cliente. Portanto, podemos concluir que asempresas investem importantes volumes de recursos em marketing, buscando fidelizar os seus clientes já que, para o êxito das estratégias de marketing, é importante que o cliente repita a compra, tornando-se um cliente fiel da empresa. A fidelização é fundamental na medida em que dificilmente, com uma única venda, a empresa conseguirá recuperar o investimento realizado para levar o cliente até oponto de venda e concretizar o negócio. O resultado virá sim como decorrência da satisfação do cliente e da repetição da compra. Cliente fidelizado é mais propenso a repetir a compra, assegurando, desta forma, o retorno para a empresa.
Assim, você deve entender o Marketing como uma orientação norteadora das ações da organização que vê, no mercado, a concretização de seus objetivos de lucro e de...
tracking img