Mariposa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARIPOSA
Dermatite Causada por Mariposas do Gênero Hylesia sp

CUIDADO

O que é?
É uma dermatite (irritação de pele) causada por cerdas de mariposas (bruxas) do gênero Hylesia.Características dos acidentes:
Estas mariposas são atraídas pela luz. Podem penetrar em residências e estabelecimentos comerciais ou de lazer de funcionamento noturno. Ao debaterem-se contra os pontos deiluminação liberam no ambiente as espículas (cerdas) que ao atingirem as áreas descobertas do corpo humano, causam dermatite aguda. Surtos de dermatites deste tipo já ocorreram em outros locais do país. São decurta duração e mais freqüentes nos meses de verão.

Agente responsável:
Mariposas do gênero Hylesia que têm o o corpo recoberto de cerdas e hábitos crepusculares (final de tarde). Habitam áreas degrande cobertura vegetal (matos, florestas) e são fortemente atraidas por locais iluminados.

Sinais e sintomas:
Nas primeiras 24 horas, coceira e vermelhidão nos locais de contato, que semtratamento podem evoluir para bolhas e coceira intensa. Os sinais e sintomas duram em média de sete a 14 dias desaparecendo após este período se evitado novo contato.

Como evitar:
! ! ! ! ! ! Aoanoitecer, procure manter fechadas as portas e janelas, para evitar o acesso dessas mariposas. Diminua a quantidade de luzes acesas nas residências. Nunca toque diretamente nas mariposas. Em locaiscontaminados pelas cerdas das mariposas passe um pano úmido usando luvas. Evite varrer. Tenha cuidado ao manipular roupas de cama, podem estar contaminadas. Arrume a cama somente ao deitar. Mantenha a roupapessoal guardada em roupeiros e armários.

Como tratar:
! ! ! ! Aplique compressas frias locais para alívio imediato. Quando a irritação for nos olhos, lavar com água corrente. Procure o serviço desaúde de seu município. Solicite orientação junto ao Centro de Informação Toxicológica, através do telefone 0800 7213000 (plantão 24 horas - ligação gratuita).

Informações sobre a lagarta da...
tracking img