Marilene chaui 1cap.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
Questões introdutórias sobre “Convite à Filosofia”, de Marilena Chauí
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
VITÓRIA
2013
1) Que crenças silenciosassustentam nossas afirmações, negações, avaliações e condutas na vida cotidiana?
As crenças silenciosas que sustentam nossas “verdades” seria o senso comum. Tomamos as “verdades” do senso comum comonaturais e óbvias. Temos uma atitude conformada: “sempre foi assim e sempre vai ser assim”.
2) O que é passar da atitude ingênua do senso comum à atitude filosófica?
A filosofia nos convida a questionare desnaturalizar o que antes parecia ser normal ou natural. Dessa forma, podemos dizer que, para passar do senso comum a atitude filosófica, é necessário sempre se questionar, usando perguntas como“o que?, por que? e como?”, até diante das coisas que nos parecem naturais, como por exemplo, o tempo.

3) Quais as principais características da Filosofia?
Embora a Filosofia não seja consideradaciência, seus enunciados são formulados de modo sistemático, ou seja, de maneira que possam ser logicamente validados e demonstrados, não empiricamente, mas através do exercício da racionalidade.Este trabalho intelectual exige um distanciamento da realidade, a fim de perceber valores, ideias e conceitos comuns como algo não natural (desnaturalização) e objetos de questionamento (atitudefilosófica) e reflexão.

4) Tem sentido perguntar “para que filosofia”?
Para que filosofia? Essa é uma pergunta mais do que comum, costumamos pensar na filosofia como algo sem utilidade e para pessoasque não vivem no mundo real, que não entendem o que é a responsabilidade do dia a dia, que todos nós precisamos ter para sermos considerados pessoas de “valor”.  A sociedade só enxerga o valor dascoisas empíricas,  que contribuem para o suposto avanço de nossa sociedade altamente tecnológica e movida pelo dinheiro. Mas quando conseguimos ir além do senso comum, fica fácil perceber que...
tracking img