Maria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura Interna da Lua
CRUSTA
A crusta da Lua tem uma espessura média de 70km, variando entre os 60 e os 100 km. A olho nu podemos identificar essencialmente dois tipos de solo. O escuro (oumares) é formado por basaltos, apresenta poucas crateras e terá uma idade entre os 3 800 milhões a 3 100 milhões de anos. As regiões claras são anorsitos (rochas antigas constituídas por silicatos, cálcioe alumínio) e estão cobertas por uma camada de 1 a 20 metros de rególito (areias finas).
MANTO
O manto é a região que ocupa a maior parte do volume da Lua, com uma extensão de cerca de 1 400 km. Omanto da Lua pode ser dividido em manto superior rígido (litosfera) com 1 000 km e o manto interior (astenosfera) com 400 km e uma consistência plástica.

NÚCLEO
O núcleo da Lua, rico em ferro, temuma dimensão muito reduzida - menos de 300 km do seu raio. Como a Lua não tem um campo magnético, isto significa que o seu interior é sólido. No entanto, a magnetização natural de algumas rochassugere que a Lua teve num passado distante um núcleo líquido.
ATMOSFERA
Com uma força de gravidade reduzida e sem um campo magnético a Lua não é capaz de reter uma atmosfera. No entanto por cadacentímetro quadrado 100 milhões de protões embatem por segundo na superfície da Lua. Estes são provenientes do Sol e viajam com uma velocidade da ordem dos 500 km/s.

ORIGEM DA LUA
Ao longo dos temposvárias foram as teorias que surgiram para explicar a origem da Lua. Algumas defendiam que a Lua foi formada por material ejectado da crusta da Terra. Uma outra teoria defendia que a Lua foi formada pormaterial que ficou em órbita da Terra. Uma outra escola defendeu que a Lua foi capturada pela Terra e teve uma origem independente num outro local do Sistema Solar. Hoje pensa-se que a Lua teve origemnum acontecimento catastrófico, numa fase primitiva da vida do Sistema Solar. Um protoplaneta com aproximadamente o tamanho de Marte chocou com a Terra. Em resultado deste impacto foi ejectado para...
tracking img