Maria montessori

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maria Montessori
“A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir”.




Maria Montessori, filha de Alessandro Montessori e Renilde Stoppani, nasceu em 31 de agosto de 1870 em Chiaravalle no norte da Itália. Desde menina interessou-se pelas matériascientíficas, principalmente matemática e biologia, o que provocava conflitos com seus pais que queriam que ela seguisse a carreira de professora.
Contra as expectativas familiares, ela se inscreve na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, o que a levou a ser, em 1896, a primeira mulher a se formar em medicina na Itália. Após formada, iniciou um trabalho com crianças com necessidadesespeciais na clínica da universidade e percebeu que aqueles meninos e meninas excluídos da sociedade por serem considerados ineducáveis respondiam com rapidez e entusiasmo aos estímulos para realizar trabalhos domésticos, exercitando as habilidades motoras e experimentando autonomia. Em pouco tempo, a atividade combinada de observação, prática e pesquisa acadêmica levou a médica a experiências comcrianças ditas normais.
Montessori graduou-se em pedagogia, antropologia e psicologia e pôs suas idéias em prática na primeira Casa dei Bambini (Casa das crianças) criada por ela numa região pobre no centro de Roma. O sucesso das "casas" tornou Montessori uma celebridade nacional. Em 1922 o governo a nomeou inspetora-geral das escolas da Itália. Com a ascensão do regime fascista, porém, eladecidiu deixar o país em 1934. Continuou trabalhando na Espanha, no Ceilão (hoje Sri Lanka), na Índia e na Holanda, onde morreu aos 81 anos, em 1952.
Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma "educação para a vida". A filosofia e os métodos elaborados pela médica italianaprocuram desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender, segundo ela inata ao ser humano.
O método Montessori é fundamentalmente biológico. Sua prática se inspira na natureza e seus fundamentos teóricos são um corpo de informações científicas sobre o desenvolvimento infantil. Os princípios fundamentais deste método são: a atividade, aindividualidade e a liberdade, enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é desenvolvimento, Montessori achava que era função de educação favorecer este desenvolvimento. Os estímulos externos formariam o espírito da criança, precisando, portanto ser determinados. Assim, na sala de aula, a criança deve ser livre para agir sobre os objetos sujeitos a sua ação.
Os princípios básicosdo método de Maria Montessori são:
• a mente absorvente das crianças: a mente das crianças possui uma capacidade única que é a de adquirir conhecimentos através da absorção psíquica de tudo aquilo que lhe é oferecido;
• os períodos sensíveis: são os períodos nos quais as crianças podem adquirir uma habilidade com muita facilidade;
• o ambiente preparado: o ambiente que receberá acriança deve ser muito bem preparado para favorecer a auto-aprendizagem e o desenvolvimento;
• o papel do adulto: a função do adulto é guiar de forma respeitosa e carinhosa a criança a conhecer o ambiente, ele deve estar à serviço da criança e cultivar a humildade.
A pedagogia de Montessori insere-se no movimento da Escola Nova, uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitavamas necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança. Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins de infância e para as primeiras séries do ensino formal.
O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo, pois pressupõem a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como...
tracking img