Mares de morro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM - Mares de Morros


Mar de morros é uma denominação criada pelo geógrafo francês Pierre Deffontaines e consagrada pelo geógrafo brasileiro Aziz Ab'Saber, que se utilizou dessa expressão para designar o relevo das colinas dissecadas do Planalto Atlântico (Serra Geral).
Apesar de, de acordo com a classificação de táxons de Jurandyr Ross o Mar de Morros confundir-se com o Táxon 1(Planalto Atlântico), as feições de Mar de Morro só podem ser percebidas em Táxon 2 e 3, ou seja, percebidas a olho nu ou em vôos baixos.
Explicando:

• 1º táxon: Considera a forma de relevo que se destaca em determinada área (planalto, planície e depressão).


• 2º táxon: Leva em consideração a estrutura geológica onde os planaltos foram modelados (bacias sedimentares, núcleos cristalinosarqueados, cinturões orogênicos e coberturas sedimentares sobre o embasamento cristalino). ~


• 3º táxon: Considera as unidades morfoesculturais, formada tanto por planícies como por planaltos e depressões, usando nomes locais e regionais.

Sendo um dos domínios morfoclímaticos classificados por Aziz Ab'Saber, os morros (colinas intermontanas) são consideradas feições convexas, fatoque cria a suspeita de serem produtos de uma alternância entre pedimentação e mamelonização.


























LOCALIZAÇÃO - Mares de Morros


[pic]

Esse domínio  compreende a região da floresta tropical, Mata Atlântica ou mata de encosta, caracterizada pela presença de uma grande variedade de espécies, a planície litorânea, largamente devastada, ondeainda se destacam as dunas, os mangues e as praias, e serras elevadas, como a Serra do Mar, a Serra do Espinhaço e a Serra da Mantiqueira.








Serra do Espinhaço
[pic]
 Serra da Mantiqueira
[pic]
 Serra do Mar
[pic]

 Este domínio estende-se do sul do Brasil até o Estado da Paraíba (no nordeste), obtendo uma área total de aproximadamente 1.000.000 km². Situado mais exatamenteno litoral dos Estados do:  Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, da Bahia,  Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba; e no interior dos Estados, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Incluindo em sua extensão territorial cidades importantes, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Recife, PortoAlegre e Florianópolis.

CLIMA - Mares de Morros

Corresponde às áreas de clima tropical típico e tropical litorâneo devido à proximidade com o litoral. O clima quente e úmido que os mares de morros possuem fazem com que esse domínio seja o mais problemático para as construções humanas.  
Com predomínio de chuvas abundantes, e relevo acidentado do tipo “meias laranjas’ ou “maresde morros”, a conjugação desses dois fatos fazem com que haja grande ocorrência de erosão nas áreas desmatadas próximas as encostas, o que origina deslizamento ou desmoronamento em rodovias e habitações construídas em áreas de risco.

http://maresdemorrosturmac.blogspot.com/2011/04/clima-mares-de-morros.html




HIDROGRAFIA - Mares de Morros

As terras altas do Sudeste dividem aságuas de várias bacias hidrográficas: bacia do São Francisco, bacia Paranaica (Grande, Tietê, etc.), bacias Secundárias do Leste (Paraíba do Sul, Doce) e Sul. A maior parte dos rios são planálticos, encachoeirados, com grande número de quedas ou saltos, corredeiras e com elevado poder de erosão.

O potencial hidráulico é também elevado, não somente dos rios das bacias Paranaica e SãoFrancisco, mas também de vários rios de maior extensão que correm diretamente para o mar (bacias Secundárias). A serra do Mar representa uma linha de falhas que possibilita, também, a produção energética (exemplo: usinas Henry Borden I e II que aproveitam as águas do sistema Tietê – Pinheiros – Billings). Esses rios apresentam cheias de verão e vazante de inverno (regime pluvial tropical)....
tracking img