Marco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho trata da conservação de uma das peças mais importantes da Tumulária medieval portuguesa – o Túmulo de D. Afonso de Portugal (1390-1400), filho primogénito do Rei D. João I.
O conjuntotumular, jacente, arca e baldaquino, é constituído por elementos em cobre, revestidos por uma camada de ouro ou de prata, fixos a uma estrutura de madeira. As técnicas de decoração – douragem a fogo eprateação por amálgama – foram utilizadas como revestimentos do substrato de cobre, tendo uma dupla função, decorativa e protectora. Consideram-se os problemas de alteração e conservação destesrevestimentos e as opções adoptadas na aplicação de uma camada de protecção durante a intervenção na peça considerando o seu local de exposição, a Sé de Braga, forte condicionante para a preservação dotúmulo a longo tempo.

Palavras-Chave: Conservação e Restauro, Douragem e Prateação por Amálgama, Protecção, Ceras Naturais

O túmulo de D. Afonso de Portugal (1390-1400), filho primogénito de D. JoãoI, falecido em Braga, possivelmente durante uma peregrinação a Santiago de Compostela, é uma peça de extrema
importância da tumulária portuguesa do século XV, desconhecendo-se em Portugal e no restoda Europa, peças ou objectos coevos semelhantes.

O local de produção do conjunto tumular, à excepção do baldaquino, é ainda desconhecido. Na realidade,
as referências indicam apenas que o túmulode D. Afonso foi oferecido pela sua irmã Isabel, esposa de Filipe, o Bom, duque da Borgonha, em meados do século XV. Tradicionalmente a peça é referida como tendo sido enviada da Flandres. Porém, porausência de semelhanças na Europa do mesmo período, é possível que o Túmulo tenha sido executado em Portugal, segundo inspiração flamenga. O túmulo de D. Afonso está exposto no interior da SéCatedral de Braga, mas durante anos foi tendo, dentro da Catedral, vários locais de exibição tendo sido submetido igualmente a intervenções de restauro. Antes da presente intervenção de conservação e...
tracking img