Marco do jauru: m monumento cacerense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARCO DO JAURU: UM MONUMENTO CACERENSE

Fernanda Santana[1]

Ione Soares[2]


Resumo: O Marco do Jauru é um monumento histórico permeado pelo Tratado de Madri, o qual substituiria o de Tordesilhas entre Brasil e Espanha. O “Marco do Jauru” tem os seus significadosdiante de acontecimentos históricos que marcaram um contexto sócio-histórico e cultural. Hoje Cáceres é a guardiã deste monumento. Para tanto, objetiva-se instigar os fatos históricos que levaram a construção desse marco localizado em frente a igreja catedral na cidade conhecida como Princesinha do Paraguai por se formar à beira do rio Paraguai; conhecer o que foi o Tratado de Madri; identificar quaisforam os motivos para a implantação da peça arquitetônica "Marco do Jauru" na foz do rio Jauru e conhecer os motivos que levaram a deslocar o mesmo para a praça da catedral. A metodologia de pesquisa é a qualitativa de cunho bibliográfico, com levantamento de informações em revistas e livros. Os autores consultados para a fundamentação teórica são Chaves (2011); Leite (1978), Mendes (1983) Texeira(2000) e Arno & Wehling, (1999). A finalidade deste artigo é contribuir para que os leitores reconheçam a importância da história para a construção de culturas humanas.

PALAVRAS-CHAVE: Tratado. Madri. História.


1. Introdução

Marco do Jauru! Velha pirâmide, minúscula e solitária, que ao longo de tantos anos no silêncio sagrado e imenso daquelas regiõesainda bravias assinalaste numa orla selvagem da terra matogrossense a fronteira das duas gloriosas nações que pareciam então partilhar entre si o domínio do mundo! (LUIZ-PHILIPPE PEREIRA LEITE, 1978, p. 22).




A pesquisa sobre o Marco do Jauru refere-se a um monumento histórico permeado pelo Tratado de Madri, o qual substituiria o de Tordesilhas entre Brasil e Espanha. O “Marco do Jauru”tem os seus significados diante de acontecimentos históricos que marcaram um contexto sócio-histórico e cultural. Hoje Cáceres é a guardiã deste monumento.
Para tanto, objetiva-se instigar os fatos históricos que levaram a construção desse marco localizado em frente a igreja catedral na cidade conhecida como Princesinha do Paraguai por se formar à beira do rio Paraguai; conhecer o que foi oTratado de Madri; identificar quais foram os motivos para a implantação da peça arquitetônica "Marco do Jaúru" na foz do rio Jauru e conhecer os motivos que levaram a deslocar o mesmo para a praça da catedral.
A metodologia de pesquisa é a qualitativa de cunho bibliográfico, com levantamento de informações em revistas e livros. Os autores consultados para a fundamentação teórica são Chaves (2011);Leite (1978), Mendes (1983) Texeira (2000) e Arno & Wehling, (1999).
A finalidade deste artigo é contribuir para que os leitores reconheçam a importância da história para a construção de culturas humanas e passar adiante os conhecimentos adquiridos que são por muitos ainda desconhecidos, no intuito de que muitas pessoas lerem e aprenderem juntamente conosco a relevância do monumento, que trazconsigo a memória de um espaço de tempo em que inúmeras decisões foram tomadas durante o período colonial para a formação territorial do Brasil.

2. O tratado de Tordesilhas e o Tratado de Madri

De acordo com Dr. Luis Philippe pereira leite (In: MENDES 1981 p.02): “o fim do século XV foi assinalado por importantíssimas descobertas marítimas, cabendo a glória delas aos portugueses e espanhóis,sobretudo os portugueses que foram os primeiros que as iniciaram com o seu exemplo impulsionaram as navegações de outros povos”.
O desenvolvimento da atividade colonial no continente americano despertou o interesse de várias nações europeias interessadas em fortalecer suas instituições políticas e econômicas. De fato, cada palmo de terra explorado na America significava ampliação de renda...
tracking img