Diesel e biodiesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIESEL
E
BIODISEL

Diesel
Combustível derivado do petróleo, constituído basicamente por hidrocarbonetos, o óleo diesel é um composto formados principalmente por átomos de carbono, hidrogênio e em baixas concentrações por enxofre, nitrogênio e oxigênio e selecionados de acordo com as características de ignição e de escoamento adequadas ao funcionamento dos motores diesel. É um produtoinflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico.
O óleo diesel é utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão (motores do ciclo diesel) empregados nas mais diversas aplicações, tais como: automóveis, furgões, ônibus, caminhões, pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte, locomotivas, navios eaplicações estacionárias (geradores elétricos, por exemplo).

Produção

A partir do refino do petróleo obtém-se, pelo processo inicial de destilação atmosférica, entre outras, as frações denominadas de óleo diesel leve e pesado, básicas para a produção de óleo diesel. A elas podem ser agregadas outras frações como a nafta, o querosene e o gasóleo leve de vácuo resultando no produto conhecido comoóleo diesel. A incorporação destas frações e de outras obtidas por outros processos de refinação, dependerá da demanda global de derivados de petróleo pelo mercado consumidor.
O atual modelo energético brasileiro é apoiado entre outros pontos, no transporte de cargas em motores diesel, por via rodoviária, em detrimento do transporte ferroviário, fluvial ou cabotagem. Isso faz com que o óleodiesel seja o derivado propulsor do refino em nosso país.
Para atender o suprimento do mercado nacional de derivados, com qualidade requerida e com custos competitivos, a Petrobras opera suas refinarias priorizando a produção de diesel.
De forma a garantir a qualidade de seus produtos, bem como desenvolver melhorias, a Petrobras tem continuamente adequado o seu parque de refino destacando-se aimplantação das unidades de hidrotratamento de diesel, processo que permite aumentar a produção de diesel a partir do refino de diferentes tipos de petróleo, reduzindo o seu teor de enxofre.

Características do Óleo Diesel

O óleo diesel é produzido de modo a atender aos diversos requisitos em sua utilização em motores e tem algumas características controladas para que os veículos tenhamdesempenho adequado, com emissões de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos ambientais.
Abaixo algumas dessas características:

Número de Cetano

Diferentemente dos motores à gasolina ou álcool que aspiram uma mistura ar/combustível e têm uma ignição por centelha (velas de ignição), nos motores diesel ocorre apenas a aspiração de ar e a ignição se dá por auto-ignição do combustível.Nos motores à diesel, o ar aspirado para o interior do cilindro é depois comprimido pelo pistão, bem mais do que um motor à gasolina ou álcool, fazendo com que o ar aspirado atinja temperatura superior a 500ºC. Após esse processo de elevação da temperatura do ar, o combustível é injetado na câmara de combustão, fazendo com que o mesmo entre em ignição. O tempo decorrido entre o início da injeção eo início da combustão é chamado de atraso de ignição. Este atraso é conseqüência do tempo requerido para que ocorra: pulverização; aquecimento e evaporação do combustível; sua mistura com o ar e finalmente sua auto-ignição. Quanto menor for o atraso melhor será a qualidade de ignição do combustível. Um atraso longo provoca um acúmulo de combustível sem queimar na câmara, que quando entra emauto-ignição, já fora do ponto ideal, provoca aumento brusco de pressão e um forte ruído característico, chamado de batida diesel.
A qualidade de ignição do diesel pode ser medida pelo seu número de cetano (NC) ou calculado pelo índice de cetano (IC). O número de cetano é obtido através de um ensaio padronizado do combustível em um motor mono-cilíndrico, onde compara-se o seu atraso de ignição em...
tracking img