Marcha cinesiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
alunos











MARCHA






















Cidade/estado
2014.1



Alunos












MARCHA


Trabalho solicitado pelo professor Fernando Paes da diciplina de cinesiologia e biomecânica para aprimoramento de conhecimento e obtenção de nota parcial.




FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAYME DE ALTAVILA – FEJAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMACFACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – FCBS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA











Cidade/estado
2014.1









SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 4
2. CICLO DA MARCHA 4
3. DESLOCMENTO DO CORPO NA MARCHA5
4. VISUALIZAÇÃO DA MARCHA NOS PLANOS 5
5. ATIVAÇÃO MUSCULAR DURANTE A MARCHA 6
6. FUNÇÃO MUSCULAR DURANTE A MARCHA 7
7. REQUISITOS PARAA REALIZAÇÃO DA MARCHA 8
8. AVALIAÇÃO FISIOTERAPEUTICA NA MARCHA 8
9. TIPOS DE MARCHAS10
10. CONCLUSÃO 16
11. REFERÊNCIAS 17
































1 INTRODUÇÃO

Caminhar é o modo pela qual oindividou se move de um lugar para outro com os pés. Marcha é o processo ou os componentes da caminhada. Cada pessoa tem um estilo único e este estilo pode mudar ligeramente com a disposição. Quando você está feliz, se passo é mais leve e pode existir um “pulo” no seu caminhar. Ao contrario, quando triste ou deprimido, seu passo pode ser pesado. Alguma pessoas tem um padrão de caminhar tão único quepode ser identificadas de longe, antes mesmo que se possa ver seus rostos claramente. Apesar dos numerosos de diferentes estilos, os compomentes da marcha normal são os mesmos.
No sentido mais básico, caminhar requer equilíbrio sobre uma perna enquanto a outra se mover para frente. Isto requer movimento não apenas das pernas, mas também do tronco e dos braços. Para analisar a marcha, deve-seprimeiro determinar que movimentos articulares ocorram.

2 CICLO DA MARCHA

Período que compreende desde o contato de um pé ao solo até o contato seguinte desse mesmo pé. É a descrição de eventos ocorridos em um membro inferior entre dois contatos consecutivos de um mesmo pé.
O ciclo da marcha é dividido em duas fases bem distintas: a fase de apoio, onde o pé toca o solo; e a fase de balanço, ondeo pé não está em contato com o solo.

I. Fase de apoio
Toque do calcanhar: o ciclo começa assim que o calcanhar do membro referido toca o solo;
Fase de contato: fase onde o pé estará plano e em contato com o solo. Nesta fase, o peso corporal está distribuído por toda a superfície plantar;
Apoio médio: o pé ainda estará em total contato com o solo, porém o peso corporal será transferido para aregião anterior do pé;
Saída do calcanhar: fase em que o calcanhar se desprende do solo. Nesta fase, a tíbia é deslocada anteriormente;
Propulsão: o pé perde contato com o solo e começa a fase de balanço. Neste momento, o corpo do indivíduo é impulsionado para frente.

II. Fase de balanço
Aceleração: fase em que o pé se eleva do solo e acelera para frente e para cima;
Oscilação média: ápiceda aceleração do segmento. Neste momento alcança a maior elevação em relação ao solo;
Desaceleração: período em que o segmento desacelera o movimento e segue até que o calcanhar toque o solo e comece outro ciclo da marcha.

III. Passo: 
O comprimento do passo é a distância entre dois pontos de contato sucessivos em pé opostos. 35 a 40 cm, sendo relativamente constante para cada indivíduo....
tracking img