Marcaspio

1224 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ATPS

ESTUDO DAS AGUAS CONTINENTAIS PROFESSOR MÁRCIO OS MARES E A GEOGRAFIA – 2013 MAR CÁSPIO

DALVILSON / VALCIR

MAR CÁSPIO
ASPECTOS HISTÓRICOS

O Mar Cáspio é o maior corpo d'agua fechado e interior da terra em área, diversas vezes classificado como o maior lago do mundo ou um verdadeiro mar. Tem uma superfície de 371.000 km2 e um volume de 78.200 km3. É uma bacia endorreica (que não tem saídas) e é limitado a noroeste pela Rússia, a oeste pelo Azeibarjão, ao sul pelo Irã, a sudeste pelo Turcomenistão e ao nordeste pelo Cazaquistão.
Os antigos habitantes de seu litoral consideravam o Mar Cáspio um oceano, provavelmente por causa de sua salinidade e aparência ilimitada. Tem uma salinidade de aproximadamente 1,2%, cerca de um terço da salinidade da maior parte da água do mar. No Irã, é conhecido como Darya-ye Mazandaran, que significa "mar de Mazandaram" em persa, e às vezes também como Darya-ye Khazar.
Na antiguidade, era conhecido como oceano hircaniano e também é actualmente denominado como mar Kahzare mar Khvalissian.
Com sua superfície e seus 1.200km de comprimento e 450 km de largura, o Cáspio é o mais importante lago do mundo. A sua profundidade média é de 180m, com a cota máxima de 1025m, e a sua extensão costeira é de quase 7000 km.
Morfologicamente o mar Cáspio se divide em três partes principais: a primeira é a porção sul, onde se encontram as maiores profundidades, com média de 325 metros. A segunda parte é a parte central do mar, com profundidade média de 170 metros. A terceira é a

Relacionados