Marcas e slogans

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4336 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 13 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP
Faculdade de Economia, Administração Contabilidade e Atuariais – FEA

As marcas e seus Slogans


São Paulo
2012

As marcas e seus slogans


Trabalho para o Curso de Administração de empresas da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuariais de Pontifícia Universidade Católica de SãoPaulo, como trabalho para obtenção do grau (aprovação na disciplina de Gestão de Marketing III), sob orientação do professor Agustin Rodrigues.

Conceito:.......................................................................
Assinatura do Professor:...............................................

Sumário
1. Marcas 4
2. Nome da marca 7
3. Logotipo e logomarca 8
4. Forma e design 95. Cores 9
6. Texto e imagem 10
7. O slogan 11
8. Funcionalidade nos slogans 11
9. O slogan e as funções da linguagem 12
10. Poética do slogan: Uma poética de consumo? 12
11. Nike: um estudo de caso 12
11.1 A Origem 13
11.3 Nike e a evolução de seu logotipo 15
12. Considerações Finais 16
Bibliografia 16

1. Marcas
O papel das marcas é importante porque ele tem a função deidentificar os bens ou serviços que um vendedor ou empresa podem oferecer e com isso eles também diferenciam seus bens e serviços daqueles do concorrente, oferecendo ao consumidor informações de origem do produto como também detalhes do vendedor ou empresa e diferenciando produtos que possam ser idênticos. Associações únicas de marca se estabelecem por meio de atributos de produtos, nomes,embalagens, estratégias de distribuição e propaganda. A idéia foi ir além da área de commodities para a de produtos com marca, com a finalidade de reduzir a primazia do preço sobre a decisão de compra e ressaltando bases de diferenciação.
A lealdade à marca é uma medida da ligação do consumidor com a marca, mostra a probabilidade de o consumidor mudar ou não para outra marca se a concorrente fizermudanças em seu serviço ou produto que podem ser no preço ou nas características do produto. À medida que a lealdade da marca aumenta, os consumidores ficam menos vulneráveis à ação da concorrência. Se os consumidores continuam a comprar a marca mesmo havendo concorrentes com características superiores como preço e conveniência, então existe valor na própria marca e talvez no seu símbolo e slogans. Alealdade à marca possui cinco níveis e cada um deles representa um diferente desafio de marketing e um diferente tipo de ativo para ser gerenciado e explorado:
1. Não-leal à marca/ sensível a preço e indiferente à marca- este nível é o inferior de lealdade, pois para o consumidor não importa o nome da marca, esse tipo de comprador pode ser chamado de comprador mutável ou comprador por preço.
2.Satisfeito/ compra sempre sem razão para mudar- neste nível encontramos compradores satisfeitos, não há insatisfação suficiente para estimular uma mudança, são denominados compradores habituais, pois se acomodam e não estão à procura de alternativas.
3. Satisfeito/ mas com medo dos custos de mudança- neste nível os consumidores também estão satisfeitos mas temem o risco de outra marca não funcionartão bem com outra, para atrair esses consumidores os concorrentes têm de superar os custos de mudança mediante a oferta de um atrativo ou de um benefício compensatório, eles são chamados de compradores leais mas suscetíveis a mudanças.
4. Gosta da marca/ considera-a amiga- esse nível são os que realmente gostam da marca, a sua preferência pode ser baseada em uma associação seja com um símbolo, umconjunto de experiências de uso ou uma alta qualidade percebida, o grupo deste nível pode ser denominado amigo da marca, porque existe uma ligação emocional de amizade.
5. Comprador comprometido- este é o nível mais elevado e refere-se aos consumidores comprometidos, a sua confiança é tão grande que recomendarão a marca para outras pessoas, o valor do consumidor comprometido não é tanto pela...
tracking img