Maquinas mecanicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PEDRO BOARETTO NETO - CEEP

Trabalho de maquinas elétricas





Cascavel, março 2011
Sumário

1-Transformador monofásico..........................................................................
2-Transformador trifásico.................................................................................3-Transformador de potencial..........................................................................
4-Transformador de corrente...........................................................................

Transformadores trifásicos

É grande a importância do transformador trifásico. É através dele que a energia elétrica chega a nossas casas, por exemplo.
Um transformador trifásico éconstituído por 3 transformadores monofásicos ligados de determinada maneira.
Existem vários processos de ligar os enrolamentos dum transformador: estrela, triângulo, zig-zag.
Com cada uma destas formas de ligação têm-se várias vantagens.
O primário é normalmente ligado em estrela ou em triângulo enquanto que o secundário pode ser ligado em estrela, em triângulo ou em zig-zag.
A esta associaçãode ligações no primário e no secundário chama-se grupo de ligação. Assim, surgem designações como Yy (ligação em estrela no lado de alta tensão, ligação em estrela no lado de baixa tensão), Dy (triângulo no lado de alta tensão e estrela no lado de baixa tensão) ou Dz (z = zig-zag), entre outros.
Outra noção associada a este tema é a de índice horário. Trata-se duma associação entre os ponteirosdo relógio (horas e minutos) e as posições dos vetores das tensões no primário e o secundário. Se o grupo de ligações for, por exemplo, Yy e as tensões nos enrolamentos duma fase (primário e secundário) estiverem em fase, o índice horário é 0 e a ligação denomina-se Yy0 ou Yy0n (se o neutro estiver acessível). Se numa ligação Yy, as tensões num enrolamento do primário e no enrolamento dosecundário, montado na mesma coluna do transformador, estiverem em oposição de fase (o que corresponde a haver uma defasagem de 180º entre o vetor da tensão num enrolamento do primário e o vector da tensão no enrolamento equivalente do secundário). Se pensarmos no vector da tensão mais alta como o ponteiro dos minutos e no vector da tensão mais baixa como o das horas, verificamos que, no exemplo apontado,os ponteiros indicam as 6 horas, razão pela qual se diz que o índice horário é 6 e aligação é Yy6. Desta forma, há diversos outros grupos de ligação e índices horários, como, por exemplo, Dy11 ou Dy5.

Transformadores em sistema trifásico

No sistema elétrico de potência os transformadores, por motivos óbvios, devem ser ligados para operar no sistema trifásico.
Há duas maneiras de se obter aligação trifásica:
• Transformador trifásico, construído para esta finalidade;
• Banco trifásico de transformadores (três transformadores monofásicos convenientemente ligados para permitir a transformação trifásica).
As ligações dos enrolamentos do primário e do secundário de um transformador trifásico ou banco trifásico podem ser em estrela ou em triângulo. Assim, na prática podemoster quatro tipos de ligações:
• Triângulo / Estrela (D/y)
• Estrela / Triângulo (Y/d)
• Triângulo / Triângulo (D/d)
• Estrela / Estrela (Y/y)
.
[pic]

[pic]

[pic]

Transformador monofásico

monofásica significado linhas de energia como uma fonte de entrada, portanto, apenas primária enrolamento secundário é necessário para realizar a transformação de tensão. Noentanto, mais poder é distribuído na forma de três fases AC Portanto, antes de prosseguir você deve entender o que se entende por - alimentação de três fases. Basicamente, os geradores produzem eletricidade empresa de energia elétrica através da rotação (3) de enrolamentos através de um campo magnético dentro do gerador. Esses enrolamentos são spaced120 graus de separação. Que giram através do campo...
tracking img