Maquievel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os estados que possuem autoridade sobre o povo ou são repúblicas ou principados. Dos últimos, uns são hereditários e outros são mistos (novos). Os novos ou o são completamente, como Milão ou são anexados ao Estado hereditário do príncipe que os conquistou, como o reino de Nápoles o foi para o rei de Espanha. Nestes principados mistos, a autoridade do príncipe, ou era aceite naturalmente ou com orecurso ao uso da força.
O capítulo II, como se governa e conserva os principados hereditários, para isto o príncipe só precisa de manter a tradição dos antepassados e resolver os casos que forem surgindo e só será expulso por agressão.
Já, o capítulo III, trata como se pode controlar os principados mistos, para manter a ordem, pois ele diz que “…é impossível não ofender aqueles que se passa agovernar” (pg 15), ele vai apontar algumas soluções:
* Eliminar a linhagem do príncipe que governava anteriormente;
* Manter as leis e os impostos;
* Mudança do príncipe para o território conquistado ou instalação de colónias (situação mais vantajosa, pois que, confiscando os haveres dos povos locais para distribuir a riqueza pelas pessoas da sua confiança, alcança dois objectivossimultaneamente: não tem despesa para sustentar a guarnição e enfraquece aqueles que lhe poderiam fazer oposição).
* Contar sempre com o apoio do povo conquistado.
No capítulo IV, Maquiavel explica por que motivo o reino de Dario ocupado por Alexandre não se revoltou contra os seus sucessores após a sua morte. A resposta está na forma de organização da monarquia: Ou o poder é exercido “…por umpríncipe, juntamente com outros que são seus escravos e que, por sua permissão, o ajudam, como ministros…pag. 27” ou “por um príncipe e barões que, não pela mercê do príncipe, mas sim pela antiguidade do seu sangue, têm esse título” pg. 27.
Assim, no reino de Dario, o poder está concentrado numa única pessoa, enquanto que no segundo exemplo, o de França, não existe esta figura central. O poder estádiluído pelos barões e advém-lhe da antiguidade, que lhes confere privilégios e os torna amados pelos seus súbditos. Esta situação enfraquece o poder do governante. Ao contrário, o governo exercido por uma só pessoa não é tão facilmente contestado.
Para governas as cidades ou principados que, antes de serem conquistados viviam segundo as suas leis, há três formas de preservar a sua posse:destruí-los, porque evita rebeliões em nome da liberdade e dos costumes quais dificilmente serão esquecidos. A segunda forma é basicamente “… Ir lá viver pessoalmente…”, a terceira e última é “…Deixá-los viver segundo as suas leis e cobrar um tributo, depois de formar um governo de poucas pessoas que conservem a amizade…”.A chamada ao poder de algumas pessoas da comunidade cria laços de amizade eevidenciam a necessidade de agradar.
“…O homem prudente deve seguir sempre as vias traçadas pelas grandes personagens e imitar aqueles que foram muito excelentes…”, ainda que o seu talento não lhes permita igualá-los. Com esta frase, Maquiavel diz que em relação aos principados totalmente novos, onde há um novo príncipe, se encontra alguma dificuldade conforme é maior ou menor a virtú daquele que aconquista. Com o passar de homem normal a príncipe é preciso talento e se não o tiver pode ser através da sorte, um ou outro traz muitas dificuldades. Porém, consegue melhores resultados aqueles que menos depende da sorte. Em respeito àqueles que obtém um principado através da sua virtú, conseguem-no com dificuldade mas é fácil manter esse principado. As dificuldades a superar surge a partir dasnovas ordens e dos novos costumes que se impor, para fundar bem o estado e afirmar o poder. Aquele que impõe novas instituições tem como inimigos todos a quem a ordem antiga beneficiava e como seus apoiantes e defensores apenas os que podem aproveitar da nova instituição.
Agora aqueles que passam de simples pessoas a príncipes somente pela sorte conquistam facilmente, mas tem uma grande...
tracking img