Missao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
issaoMissão
Peter Drucker argumenta que a missão de uma empresa é a base de seu sucesso, e que o planejamento financeiro de uma organização não deve ser a prioridade; e sim a realização da missão; essa deve ser o centro das atenções da organização. Os retornos financeiros devem ser o resultado de uma missão bem sucedida, e não o contrário.
Muitas vezes a organização define a missão da empresacomo uma declaração de como ela vai atuar no mercado. Isso significa que se as condições de mercado se modificarem, a missão também há de ser alterada, ou seja, a missão estará sujeita a mudanças contínuas.
O ideal é que a missão seja definida em termos mais permanentes. Ela deve ser a própria razão de ser da empresa; deve refletir o propósito básico da existência da organização, pensando-seprincipalmente na sustentabilidade do negócio a longo prazo.
Apresentando uma metáfora, criada originalmente pelo filósofo irlandês Charles Handy, a missão da empresa deve ser comparada a um núcleo, que não pode ser modificado. Suas operações e a sua forma de realizar negócios são flexíveis e devem estar permanentemente se adaptando às contingências e à dinâmica do mercado, mas a estrutura básicaprecisa manter-se sempre de acordo com o núcleo, ou seja, com a missão da empresa que deve ser imutável.
A missão deve ser baseada no passado, na origem da empresa, nas raízes sobre a qual ela foi fundada, ao contrário da visão, que está relacionada aos seus objetivos futuros, ou melhor, seu planejamento para construir um futuro para o negócio e para os seus clientes.
Visão
Os objetivos para ofuturo do escritório jurídico – no que ele pretende se tornar – precisam estar descritos na visão desse escritório. A visão deve refletir as expectativas dos sócios da banca em relação ao negócio, e o que eles pretendem realizar no futuro. Nesse sentido torna-se necessário fazer um planejamento estratégico, criando uma previsão possível do futuro da empresa, baseada na missão que ela desempenhará.
Naorigem de cada empresa, antes de sua criação, os futuros sócios precisam fazer uma reflexão sobre seus próprios objetivos pessoais, em seguida alinhar os objetivos futuros da empresa a seus objetivos pessoais. Esse exercício de traçar os objetivos futuros é fundamental para evitar que sócios com objetivos diferentes iniciem um negócio fadado ao fracasso, ou a futuras crises.
Para empresas jáestabelecidas que pretendem elaborar seus compromissos de missão, visão e valores, este é um bom momento de analisar a sociedade e, se for o caso, fazer as correções de rumo, de forma que a empresa se enquadre em uma nova forma de praticar o marketing.
Em todos esses casos, a visão deve espelhar o que a organização se propõe a ser no mercado, o que ela almeja alcançar. Claro que esses objetivosdevem estar sintonizados com os de seus clientes alvo.
Valores
Os valores devem espelhar os padrões de comportamento institucionais da organização. Os conceitos de "atitude" e "comportamento" são a base dos valores.
Em geral os comportamentos reinantes dentro das organizações são reflexos dos próprios padrões de conduta de seus líderes. A frase "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço" éimpensável nesse contexto.
Uma organização em que os sócios são antiéticos, provavelmente terá de suportar muitos comportamentos antiéticos dos colaboradores. Sócios desorganizados promoverão uma cultura de desorganização.
Da mesma forma, quando os sócios são motivados, competentes e com grande respeito pelo cliente, essa cultura que refletem prevalecerá na empresa.
Os valores são esses conceitosideais que precisam ser definidos e praticados por todos dentro da organização, a começar pela cúpula da empresa.
Matriz: Missão x Visão X Valores
* A missão de uma empresa deve expressar um modelo de negócio que seja viável. Modelo no qual a organização entregará valor aos clientes atendendo seus desejos, necessidades, expectativas, inclusive nos planos emocional e espiritual. Precisa...
tracking img