Maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Segundo o príncipe, toda cidade estaria dividida em dois desejos opostos. Que desejos são esses os explique?
R: O desejo dos grandes de oprimir o desejo do povo de não ser oprimido e nem sercomandado. A cidade é tecida por lutas internas que obrigam á instituir um pólo superior que possa unificá-lo e dar se identidade.
2-Qual é segundo Maquiavel, o ponto de partida para refletirmos sobre apolítica?
R: Como Vimos o ponto de partida para ele é a divisão social entre os grandes e o povo, necessidades de organização, regulamentação das leis e administração dos bens, preservação dos mandosatravés de alianças, negociações e acordos políticos interno e externo, corrupção, nepotismo e favorecimento.
3-Qual é a finalidade da política?
R: A finalidade da política era conquistar e manter opoder ou a autoridade utilizando tanto os meios lícitos e ilícitos, ou seja, fazer uso da religião, da moral, da força da crueldade enfim todos os artifícios que fossem necessários para este fim.
4-O que pensava Maquiavel a respeito da idéia do bom governo encarnada no príncipe?
R: No bom governo o príncipe virtuoso deveria possuir e comandar diretamente o próprio exército deveria ser absolutoem relações as sentenças. Deve ser respeitado, temido, não odiado e agir como parcimônia.
5-O que era a oposição virtude-fortuna, que novo sentido Maquiavel confere a essa?
R: Virtude é acapacidade de impor a sua vontade em situações difíceis, combinando o calculo, a força, o caráter, a vontade humana. A fortuna é a sorte ou destino que se opõe as ações humanas de varias formas, paraMaquiavel a fortuna é poderosa onde não existe virtude para impedi-la ou enfraquecê-la.
6-O que significa dizer: “A lógica política nada tem haver com as virtudes éticas dos indivíduos na sua vidaparticular?
R: A lógica política é um ato profissional concebido e aplicável somente a política, isto é, o julgamento moral deve ser secundaria na conquista, consolidação e manutenção do poder, pôr na vida...
tracking img