Fundamentos de antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Fundamentos da Antropologia


FICHAMENTO DO CONTEÚDO

Cultura (pag. 31 – 34)

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS Apostila

Atualmente, na Antropologia não tem um consenso sobre o que é cultura, pois existem muitos conceitos múltiplos e algumas vezes contraditórios. O conceito mais simples de cultura é tudo aquilo produzido pela a humanidade, seja no plano concreto ou imaterial,desde artefatos e objetos até ideias e crenças.
Há três autores que defina cultura como; sendo o primeiro é Edward Tylor no século XXI, afirma que a cultura é todo complexo de conhecimentos e toda habilidade humanada empregada socialmente, e também todo comportamento apreendido independente da questão biológica. O segundo foi Charles Darwin que defendiam que todas as culturas passavam pelas mesmasetapas ou estágios, durante sua existência, evoluindo, progredindo das sociedades mais primitivas para as mais avançadas ao longo do tempo, sendo que o estágio mais avançado da humanidade era o atingido pelo Ocidente. O ultimo autor Franz Boas afirma que toda cultura tem sua própria historia, que se desenvolve de forma particular e não pode ser julgada a partir da historia de outras culturas porser diferente uma das outras.
Conforme estes autores houve uma concordância sobre as múltiplas definições de cultura que eles afirmam que o meio geográfico e as diferenças genéticas não determinam comportamentos culturais e que toda divisão de trabalho com base no sexo ou na raça é cultural e não biológico e menos ainda predeterminado pela a natureza. Que alguns discursos dizendo determinadoque trabalho não pode ser realizado pela as mulheres ou homens foram criadas pela a sociedade para justificar a posição dominante de determinados grupos sociais.
Um estudioso Brasileiro Alfredo Bosi que não é antropólogo conceitua cultura como o conjunto de praticas, de técnicas, de símbolos, de valores e de conhecimentos que devem ser transmitidos às novas gerações para garantir a convivênciasocial. A cultura por esta definição seria um ato próximo de educar, pois a cultura seria aquilo que um povo ensina aos seus descendentes para garantir sua sobrevivência.
A cultura tem regras que permitem os seres humanos viverem em sociedade, possui toda sociedade humana tem cultura. Uma da função da cultura é permitir a adaptação do individuo ao meio social e natural em que vive. E é por meioda herança cultural que as pessoas podem se comunicar umas com as outras, não só por causa apenas da linguagem, mas também por alguns tipos de comportamentos, isso significa que os indivíduos entender os sentimentos e as intenções dos outros indivíduos porque conhecem as regras culturais do comportamento de sua sociedade.
É preciso lembrar que todas as culturas tem estrutura própria, porém todassão dinâmicas e mudáveis ao longo do tempo e também todas as sociedades são históricas, independentemente de serem tribos ou grandes Estados.


FICHAMENTO DO CONTEÚDO

O conceito de cultura de acordo com as escolas antropológicas (pag. 6 – 10)

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS Apostila

Atualmente existem vários conceitos e teorias sobre a cultura apresentados pelas as correntesantropológicas como o evolucionismo, funcionalismo, culturalismo, estruturalismo, difusionismo e relativismo cultural, porém estas correntes tentam compreender cada qual da sua maneira os fenômenos relacionados sobre a cultura e sociedade.
Quem definiu a cultura pela a primeira vez foi o antropólogo inglês Edward Burnnett Tylor em 1871 aonde afirmou que a cultura é todo um complexo compreende oconhecimento, as crenças, a arte, a moral, as leis, os costumes e outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Desse modo Tylor mostra que a cultura é toda a experiência apreendida que o homem adquiriu vivendo em sociedade. Este autor fazia parte na escola evolucionista que acreditava que o ser humano tem a capacidade progredir, ou seja, o homem era capaz de ser...
tracking img