Maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maquiavel

Nicolau Maquiavelnasceu em florença em 3 de maio de 1469, na Itália,filho de um advogado florentino um típico renascentista, que ocupava um cargo modesto no governo local. Sua educação foi marcada pelo estudo dosclássicos latinos. Em 1494, com a instalação da república em Florença, governada pelo monge Savonarola, iniciou-se na vida política, exercendo funções secundárias na chancelaria.
Maquiavel viveu no períododo fim da Idade Média e início da era moderna ( século XV ). Neste período a Europa como palco de grandes transformações culturais, políticas, econômicas e religiosas. Este foi o período dacentralização do poder político ( Criação das monarquias nacionais absolutistas ) e da formação dos primeiros Estados Modernos ( Portugal,Espanha,Inglaterra e França ). A Itália, no século XV,começou a tervários problemas, comprometendo a independência dos estados italianos, em razão da força dos seus vizinhos.
A obra de Maquiavel exprimia uma nova visão da história, uma visão moderna segundo a qual adesordem e não a ordem, o conflito entre os partidos que se opunha, e não a paz social imposta do alto, eram preços que era preciso pagar para a manutenção da liberdade. Para eles os italianosconcorrerem com a França ou a Espanha, precisavamencontar um príncipe capaz de tudo, sem qualquer moral,desde que obtivessem uma vantagem moral: a Itália unificada.
Maquiavel, que havia sido exilado,preso,acusado de conspiração e destituído de suas funções públicas após a tomada do poder de Florença pela família Médici, escreve em 1513 sua obra mais importante e famosa " O Príncipe ". Esta obra trata-sede um dos tratados políticos mais fundamentais elaborados pelo pensamento humano, e que tem papel crucial na construção do conceito de Estado. O tratado político possui 26 capítulos, além de uma...
tracking img