Maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE HISTÓRIA
Nicolau Maquiavel
INTRODUÇÃO...............................................................................3
DESENVOLVIMENTO.................................................................4
CONCLUSÃO.................................................................................8REFERÊNCIAS..............................................................................8








Mesmo quem não conhece a obra de Maquiavel, conhece o termo:” Maquiavélico”.
Maquiavel seria MAQUIAVÉLICO?!
Para o senso comum, costuma-se chamar de maquiavélicas as pessoas que são desprovidas de escrúpulos, cínicas e agem de má fé.
Entretanto, Maquiavel dava muito importância à lealdade e aos bons princípios.
Seu objetivo era formar regras de governo eficazes, tendocomo base, as experiências políticas antigas e novas.









BIOGRAFIA

È Comum, associar Maquiavel com a Itália, mas esse país, como conhecemos hoje, ainda não existia. Era ainda uma península fragmentada. Ele nasceu em Florença a 3 de maio de 1469.Sua família não era aristocrática nem rica. Seu pai advogado como um típico renascentista, era um estudioso das humanidades, tendo seempenhado em transmitir uma aprimorada educação clássica para seu filho. Maquiavel com 12 anos, já escrevia no melhor estilo e, em latim.
Apesar do brilhantismo precoce, só em 1498, com 29 anos Maquiavel exerce seu primeiro cargo na vida pública. Foi nesse ano que Nicolau passou a ocupar a segunda chancelaria. Isso se deu após a deposição de Savonarola, acompanhado de todos os detentores de cargosimportantes da república florentina. Nessa atividade, cumpriu uma série de missões, tanto fora da Itália como internamente, destacando-se sua diligência em instituir uma milícia nacional. Certa vez disse: “Foram 15 anos de intensa atividade, nesse período, não dormi e nem brinquei".







Com a queda de Soverine, em 1512, a dinastia Médici volta ao poder, desesperando Maquiavel, que éenvolvido em uma conspiração, torturado e deportado. É permitido que se mude para São Cassiano, cidade pequena próxima de Florença, onde escreve sobre a Primeira década de Tito Lívio , mas interrompe esse trabalho para escrever sua obra prima: O Príncipe , segundo alguns , destinado a que se reabilitasse com os aristocratas, já que a obra era nada mais que um manual da política.
Livro: O PríncipeA obra é toda fundamentada em sua própria experiência, seja ela com os livros dos grandes escritores que o antecederam, ou os anos como segundo chanceler, ou até mesmo a sua capacidade de olhar de fora e analisar o complicado governo do qual terminou fazendo parte.




Ele viveu uma vida tranquila em S. Cassiano. Pela manhã, ocupava-se com a administração da pequena propriedade onde estáconfinado. À tarde, jogava cartas numa hospedaria com pessoas simples do povoado. E à noite vestia roupas de cerimônia para conviver, através da leitura com pessoas ilustres do passado, fato que levou algumas pessoas a considerá-lo louco.

Enfim, em 1527, com a queda dos Médici e a restauração da república, Maquiavel que achava estarem resolvidos os seus problemas, se viu identificado porjovens republicanos como alguém que tinha ligações com os tiranos depostos. Então se deu por vencido. Esgotaram-se suas forças. Foi a gota d’água que estava faltando. A república considerou-o seu inimigo. Desgostoso, adoece e morre em junho.
Mas nem depois de morto, Maquiavel terá descanso. Foi posto no Index pelo concílio de Trento, o que o levou, desde então a ser objeto de excreção dos moralistas.SEPARANDO A ÉTICA DA POLITICA
aquiavel faleceu sem ter visto realizados os ideais pelos quais se lutou durante toda a vida. A carreira pessoal nos negócios públicos tinha sido cortada pelo meio com o retorno dos Médici e, quando estes deixaram o poder, os cidadãos esqueceram-se dele, "um homem que a fortuna tinha feito capaz de discorrer apenas sobre assuntos de Estado". Também não chegou...
tracking img