MANUAL ELEMENTAR DE DIREITO ROMANO

Primeiro Periodo:
A REALEZA
(754 a.C. – 509 d.C.)
Roma foi constituida da união de tres tribos etnicamente distintas. Os Ramnenses, os Titienses e os Luceres, todos sob a autoridade de um rei.
Organização social
Patricios: Três tribos divididas em dez curias, cada curia dividida em gens. A familia era subordinada a um chefe, o Pater familias.
Clientes: Ao lado das familias patricias viviam pessoas de varias origens, escravos africanos alforriados,estrangeiros refugiados, que permaneciam sob a proteção do patrício.
Plebeus: Livres de qualquer subordinação dos Patricios, era uma classe inferior que vivia sob a proteção do rei.
Organização Politica
Rei: Soberano vitalício que tinha poder absoluto. Imperium.
Senado: Corpo de patricios, responsaveis por ratificar leis. O rei os consultava em alguns casos.
Povo: Os patricios tinha capacidade de portar armas. Votavam as leis propostas pelo rei.
Fontes do Direito
Na realeza, existiam asseguintes fontes:
O costume que era o conjunto de regras aceitas por todos como obrigatórias, porém sem reconhecimento pelo poder legislativo. E a lei, que era uma disposição obrigatória.

Segundo Periodo:
A REPÚBLICA
(509 a.C. – 27 a.C.)
A Organização Social de Roma não foi modificada de inicio, porém mais tarde a expansão territorial e a evolução do comércio acabaram por juntar Patricios e Plebeus.
Nesse periodo a Plebe conquistou igualdade civil e politica, com a instituição doTribunato. Os tribunos eram inviolaveis podiam oferecer oposição e também possuiam direito de veto contra uma decisão que iria ser tomada.
Oraganização Politica
Consules: Dois magistrados patrícios sustituiram o rei, os mesmos tinham mandato de um ano.
Senado: Corpo consultivo formado por 300 Paters nomeados pelos Consules.
Povo: União de Patricios e Plebeus. Os mesmos reuniam-se em Comícios por Curias, Centurias e Tribos. Nos Comícios eram exercidos o poder eleitoral, judiciario e [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Manual elementar de direito romano. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Manual-Elementar-De-Direito-Romano/159765.html

MLA

"Manual elementar de direito romano" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Manual-Elementar-De-Direito-Romano/159765.html>.

MLA 7

"Manual elementar de direito romano." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Manual-Elementar-De-Direito-Romano/159765.html>.

CHICAGO

"Manual elementar de direito romano." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Manual-Elementar-De-Direito-Romano/159765.html.