Manual de risco yield capital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de Risco Yield Capital
Introdução:

O objetivo deste manual é apresentar a metodologia utilizada no sistema de risco da Yield Capital.

Os fundos tem seu risco de mercado monitorado diariamente utilizando, duas ferramentas principais: o VaR (Value-at-Risk) e o Stress Test.

O VaR é cálculado seguindo a metodologia proposta no RiskMetrics, desenvolvido pelo JP Morgan, com algumasadaptações ao mercado brasileiro.

Os cenários de Stress Test são analisados quinzenalmente pelo Comitê de Risco da Yield Capital. Participam do comitê os diretores, sócios e a área de risco. O comitê pode se reunir antes do previsto, de acordo com as condições de mercado.

Fonte de Dados:

A marcação a mercado é vital para a correta mensuração do risco de instrumentos financeiros. Os dadosutilizados no sistema são obtidos através de fontes externas independentes. Na ausencia de fontes de informação ou dados de pouca qualidade, os ativos são precificados utilizando métodos comumente aceitos no mercado financeiro.

A fonte de dados utilizada na marcação a mercado dos ativos e cálculo de variâncias e covariâncias é obtida por:

BM&F: Futuros e opções Bovespa: Ações e opções de açõesAndima: Títulos Públicos e Privados CBOT: Futuro de Treasury CME: Futuros de S&P, Eurodollar, Futuros de Moedas LME: Futuros de Commodities Bloomberg: Demais ativos

Cálculo dos Retornos:

Uma das maneiras mais comuns de medir o risco de um ativo, é através do desvio padrão de seus retornos. Esta é uma medida de dispersão de resultados em torno de sua média. Para uma boa estimação do desviopadrão, o primeiro passo consiste no cálculo da série de retornos.

O retorno de um ativo é definido por:

rt A =

( Pt − Pt −1 ) Pt −1
Pt é a cotação do ativo no instante t.

onde

Uma forma alternativa para o cálculo do retorno, bastante utilizada em finanças, é o retorno logarítimico, pois apresenta grandes ganhos operacionais. O retorno na forma logarítmica é dado por:

 P  rt L= ln t . P   t −1 
Uma vantagem é que ao assumir que a distribuição dos retornos é normal, isso será visto mais a frente, estamos admitindo que

rt ∈ ℜ , ou seja, rt pode assumir valores no intervalo (-∞,

+∞). Essa condição só é satisfeita se utilizarmos retornos na forma logarítmica.

Outra vantagem é que a acumulação de retornos logarítmicos é igual a sua soma algébrica,diferentemente dos retornos aritméticos

No sistema, calculamos os retornos na forma logarítimica.

Cálculo de Variâncias e Covariâncias:

A correta estimação das volatilidades e correlações são cruciais para o cáculo do VaR. A volatilidade de um ativo, nada mais é que o desvio padrão de sua série de retornos. A

correlação, que é uma medida de associação entre duas variáveis, tem seu valorvariando no intervalo de (-1,+1). Quanto maior (em módulo) a correlação, maior a dependência linear entre as duas variáveis.

Uma característica empírica das séries financeiras é a sua heterocedasticidade, ou seja, as séries apresentam variâncias diferentes ao longo do tempo. De maneira geral, retornos altos são seguidos de retornos altos e retornos baixos seguidos por retornos baixos. O Gráfico abaixoapresenta a série de retornos do R$/US$. Através do gráfico é possível observar a mudança no padrão da volatilidade da série ao longo do tempo.

6.0% Alta Volatilidade

4.0%

2.0%

0.0%

-2.0%

Baixa Volatilidade

-4.0%

-6.0% Jul-03 Jul-04 Jul-05 Jan-04 Jan-05 May-03 May-04 May-05 Jan-06 May-06 Mar-03 Mar-04 Mar-05 Mar-06 Sep-03 Sep-04 Sep-05 Jul-06 Nov-03 Nov-04 Nov-05 Sep-06Nov-06

A constatação de retornos temporalmente dependentes, típica das séries financeiras, inviabiliza o cálculo do VaR, sob hipótese de normalidade das séries de retornos dos ativos.

Uma solução para este problema é o uso de modelos GARCH (Generalized Auto-Regressive

Conditionally Heterokedastic) para a estimação das variâncias e covariâncias.

O modelo GARCH mais utilizado em finanças...
tracking img