Manolo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A velocidade de uma reação é a variação da concentração dos reagentes pela variação de uma unidade de tempo. As velocidades das reações químicas geralmente são expressas em molaridade por segundo (M/s ).
A velocidade média de formação de um produto de uma reação é dada por:
A velocidade da reação decresce com o tempo. A velocidade de formação do produto é igual a velocidade de consumo doreagente.:
Os principais fatores que influenciam a velocidade das reações químicas são: luz, temperatura, forma de contato, concentração, estado nascente e catalisador.
a) Luz: Algumas reações sãofavorecidas pela luz. Ex: decomposição da água oxigenada.
b) Temperatura: Quanto maior a temperatura, maior o número de choques efetivos entre as partículas dos reagentes e, portanto, a velocidade dareação será maior.
Uma elevação na temperatura aumenta a velocidade de uma reação porque ocorre um aumento no número de moléculas dos reagentes com energia superior a energia de ativação.
Quantomenor for à energia de ativação de uma reação, maior será sua velocidade.
Para um choque ser efetivo é necessário que haja uma "geometria de colisão" e que as moléculas ao colidirem tenham energiasuficiente para formar um complexo ativado.
A regra de Van’t Hoff afirma que a cada aumento de 10ºC na temperatura de uma reação química, a velocidade tende a duplicar.
c) Superfície de contato: Quantomaior a superfície de contato, maior o número de choques efetivos entre as partículas dos reagentes e, portanto, maior será a velocidade da reação.
d) Concentração: O aumento da concentração dosreagentes aumenta a velocidade da reação.
e) Catalisador: É uma substância que aumenta a velocidade de uma reação, permanecendo inalterado qualitativa e quantitativamente no final da reação.
Oscatalisadores não alteram a variação de entalpia de uma reação, mas diminuem a energia de ativação dela. O abaixamento da energia de ativação é que determina o aumento da velocidade da reação.
Catálise...
tracking img