Mankiw resumido cap. 27

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
27. FINANÇAS E RISCOS

Quando se pensa em investimentos, deve-se levar em conta o valor presente e o valor futuro. O presente é a quantia que seria necessária para produzir aquela quantidade. E ovalor futuro é quanto o dinheiro de hoje vai render.

Algumas pessoas são avessas ao risco, ou seja, para elas desagradam as coisas ruins mais do que agradam as coisas boas. Elas tem, portanto umautilidade marginal decrescente em função da riqueza, ou seja, com o enriquecimento, o ganho de utilidade pelo aumento da riqueza é proporcionalmente menor.

Há um tradeoff entre risco e retorno, ouseja, a pessoa escolhe entre uma opção segura com menor rendimento ou uma arriscada com maior rendimento. Para se administrar o risco, procede-se à diversificação do risco, com a substituição de um sórisco por um grande número de riscos menores e não correlacionados. Quando maior o desvio padrão do retorno de uma carteira de investimento maior será o risco. Assim, temos o risco idiossincrático, queafeta apenas um agente, e o risco agregado, que afeta todos os agentes econômicos.

Outra forma de minimizar o risco é fazendo um seguro. O papel do seguro não é eliminar o risco, mas distribuí-loscom maior eficiência. Os seus principais problemas são a seleção adversa e o risco moral.

Quando procedemos à avaliação de ativos, devemos levar em conta três teorias.

A primeira é a Hipótesedos Mercados Eficientes, que diz que o equilíbrio da oferta e da demanda dá o preço justo. De acordo com ela, todas as ações são corretamente valorizadas o tempo todo, com os preços refletindo todas asinformações públicas sobre o valor do ativo. É o conceito de informationally efficient. Segundo ele, os preços devem seguir um random walk, e o que muda os preços são as notícias imprevisíveis.

Asegunda é a Análise Fundamentalista. Ela é o estudo das demonstrações contábeis e das expectativas futuras para determinar o valor da empresa. Para eles, há ações desvalorizadas, supervalorizadas ou...
tracking img