Manifesto comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Atividade Avaliativa 3 se baseia na leitura do Manifesto do Partido Comunista, de K. Marx e F. Engels. O arquivo com a versão digital do livro se encontra na seção de Exercícios e Complementos. A última frase da seção I do Manifesto ("Burgueses e Proletários", p. 7-27) afirma:

"A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmenteinevitáveis".

Explique a frase acima, abordando os seguintes pontos:

- a relação entre o desenvolvimento dos meios de produção e as formas de dominação;

- o caráter revolucionário da burguesia;- a posição dos trabalhadores na sociedade burguesa.

Para compreendermos a frase acima temos que ter em mente que burgueses eram os detentores dos meios de produção, os donos de indústriase os proletários, os operários, aqueles que, por não possuírem meios de produção, vendiam sua força de trabalho em troca de um salário.

Desta forma, o caráter revolucionário da burguesia, querompeu com o modelo feudal e se firmou como nova forma de organização pode ser traduzido no caráter revolucionário da própria economia capitalista. Sua lógica, na busca pela manutenção do podereconômico, leva a uma permanente inovação tecnológica e reorganização constante das relações de produção.

O sistema das relações de produção, ou dos meios de produção, é a base de toda uma sociedade. Todasas atividades dos homens sejam elas morais, intelectuais, religiosas ou políticas, enfim, todas as suas concepções, surgem a partir da linha de pensamento dominante no sistema das relações deprodução. Assim, a forma de produção capitalista é também uma forma de dominação. Somos todos escravos do consumo, não somos?! Ao buscarmos cada vez mais possuir e possuir, alimentamos esta imensa máquinacapitalista, onde somos, ao mesmo tempo, produtos e produtores.

Os trabalhadores na sociedade burguesa (capitalista) são aqueles que, por serem desprovidos de meios de produção próprios, se veem...
tracking img