Manifestação de panoptico na eaesp

1326 palavras 6 páginas
| Manifestações de panoptismo na EAESP | Sociedade Moderna e Racionalidade Empresarial | | Guido Medley de Sá

|

Sumário

Apresentação…………………………………………………………………….Pág 3
Metodologia………………………………………………………………………Pág 3
Desenvolvimento………………………………………………………………..Pág 4
Conclusão………………………………………………………………………...Pág 7
Bibliográfia...................................................................................................Pág 8

Apresentação

O objetivo do trabalho é analisar de que forma o conceito de panoptismo é praticado na EAESP.
A importância de entender o panoptismo, conceito desenvolvido por Michel Foucault, é perceber de que modo o indivíduo é manipulado pelos poderes de vigilância do Estado e os micropoderes exercidos pelas instituições de sequestro. Assim, com esse conhecimento, o individuo pode entender melhor o funcionamento de como se insere a ordem dentro da sociedade.
Inserido nesse contexto, os participantes escolheram o tema envolvendo o panoptismo na EAESP porque sentiram ser interessante avaliar até que ponto eles são manipulados pela idéia de ser vigiados continuamente pela EAESP, uma vez que fazem parte desta instituição. Ao mesmo tempo, os alunos identificaram que tinham mais conhecimento do tema sobre panoptismo, visto que estão em constante contato na instituição, sendo mais fácil de se perceber os aspectos necessário para pesquisa.

METODOLOGIA

No dia vinte e oito de novembro de dois mil e dez, o grupo se reuniu para discutir o trabalho como um todo. Neste mesmo dia, decidimos fazer sobre o primeiro tema, uma vez que o assunto gerou maior interesse em todos os membros do grupo.
Discutimos os pontos principais e depois de todos estarem sabendo sobre como ficaria o trabalho, resolvemos dividi-lo. Guido foi o responsável pela apresentação do trabalho, organização do todo e pela conclusão, que foi feita em conjunto com Victor. André foi responsável por escrever metodologia e explicar e escrever o que é panoptismo. Os

Relacionados

  • Anais Do VIII Coloquio Habermas
    264943 palavras | 1060 páginas