O ensino em angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da disciplina nas empresas hoje
Apesar da flexibilidade permitida pelo mercado atual, e todas as palavras que já foram inseridas dentro do management vocabulary, tal como homeoffice, brunch, fulltime, stressed out, entre outras, a palavra “disciplina” ainda pode existir com ênfase no mundo empresarial. Parece coisa de gente “antiga”, dos avós que tinham regras rígidas e impecáveiscom atividades marcadas na agenda e sem possibilidade de flexibilidade, mas não, “disciplina” ainda é uma ideia ainda válida.
Em um dos livros mais indicados para administradores, A Arte da Guerra, de Sun Tzu, o autor indica que jamais podemos perder de vista os seguintes fatores: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando, a disciplina. Sendo assim: a doutrina – como executar da melhor forma otrabalho; o tempo – a administração de prazos; o espaço – a imposição de limites e possibilidades reais; o comando – o engajamento e foco; e, por último, a disciplina – a gerência dos quatro itens anteriores.
Disciplinar a si, a uma equipe, a uma empresa, exige que um projeto seja feito e cumprido – bem como os benefícios também devem estar visíveis. Cabe ao líder estabelecer e engajar a si e aequipe em um projeto disciplinar que contempla metas possíveis, formas de execução, e tempos/prazos dentro do espaço. A partir dos resultados de um projeto, melhorias podem ser feitas por meio de reorganização para que falhas sejam subtraídas.
Disciplinas estabelecidas, hora de visualizar o melhor dos ganhos. Para a empresa e o lado humano que compõe seu quadro de funcionários, o projeto estabelecidocomo disciplina garante ao colaborador a certeza de que haverá espaços e tempo para família, crenças, estudo ou lazer dentro do projeto, sem atropelar nada ou ninguém.
Disciplina fora do ambiente de trabalho ajuda
Com o bombardeio de informações e obrigações, não é fácil iniciar um projeto que prevê disciplinar. Porém, quem quiser encarar esta proposta, deve ter ciência que para que açõesempresariais mudem, alguns hábitos da vida pessoal também precisarão ser “disciplinados”. Uma dica para começar a encarar esta proposta como algo benéfico.
Na correria para que todos os resultados no mês sejam cumpridos ou superados, o indivíduo esquece de perder aqueles 3 kg que ele tinha prometido para o mês. Ou esquecer de frequentar a caminhada que seriam preparatórias para a corrida semestralpromovida pela própria empresa. Ter disciplina em pequenos projetos da vida pessoal, auxiliam para que projetos de trabalho também caminhem.

Marpe Digital é o periódico eletrônico da empresa Marpe Contabilidade, disponível no site www.marpecontabilidade.com.br

I – Âmbito do regime

1. A Empresa tem poder disciplinar sobre os trabalhadores que se encontrem ao seu serviço, enquantovigorarem os contratos de trabalho.
2. Constitui infracção disciplinar a inobservância culposa dos deveres profissionais,
designadamente o incumprimento das disposições legais, convencionais e
regulamentares, e das orientações estabelecidas na Empresa, bem como quaisquer actos
atentatórios da disciplina inerente às relações de trabalho.
3. A Empresa pode aplicar, dentro dos limites fixados em I – 4,as seguintes sanções
disciplinares:
- Repreensão;
- Repreensão registada;
- Sanção Pecuniária;
- Perda de dias de férias;
- Suspensão do trabalho com perda de retribuição e de antiguidade;
- Despedimento sem indemnização ou compensação.
4. Proporcionalidade e limites
4.1. As sanções pecuniárias aplicadas a um trabalhador por infracções praticadas no
mesmo dia não podem exceder 1/3 daretribuição diária e, em cada ano civil, a
retribuição correspondente a 30 dias.
4.2. A Empresa deve entregar ao serviço responsável pela gestão financeira do orçamento
da segurança social o montante de sanção pecuniária aplicada.
2
4.3. A perda de dias de férias não pode pôr em causa o gozo de 20 dias úteis de férias.
4.4. A suspensão do trabalho com perda de retribuição não pode exceder por...
tracking img