Manguezal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MANGUEZAL




Trabalho de pesquisa apresentado á disciplina de Ecologia Aplicada ao Espaço Urbano desenvolvido para obtenção da nota do primeiro semestre em Arquitetura e Urbanismo.





Professora Orientadora: Édina Gomes



CUIABÁ – MT
2012
Introdução

O manguezal é um ecossistema complexo e um dos mais produtivos do planeta. O manguezal é considerado um ecossistema costeirode transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.
O ecossistema manguezal está associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro deáguas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa. A cobertura vegetal, ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.
A riqueza biológica dos ecossistemas costeiros faz com que essas áreas sejam os grandes"berçários" naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida.

LOCALIZAÇÃO DOS MANGUEZAIS NO BRASIL

No mundo existem cerca de 162.000 Km2 manguezais.


Figura 01 - Áreas de manguezal no mundo. Fonte: http: www.abelezadetodasascoisa.blogspot.com
No Brasil existemcerca de 25.000 Km2 de floresta de mangue, que representam mais de 12% dos manguezais do mundo inteiro. Os manguezais estão distribuídos desde o Amapá até Laguna, em Santa Catarina, formando - se nos pontos onde há encontro das águas dos rios com as do oceano. Por isso, suas terras são alagadas e o solo é bastante rico em compostos orgânicos, trazidos pelos rios.


Figura 02 - Mapa daextensão dos manguezais no território brasileiro, foto de satélite. Fonte: http: www.manguemeioambiente.blogspot.com

2 – Aspectos Gerais
2.1 Clima
O Mangue, ou Manguezal, é um ecossistema típico de áreas costeiras alagadas em regiões de clima tropical ou subtropical.
O clima tropical é um clima quente que abrange a região próxima aos trópicos de Câncer e de Capricórnio. Podemos dividi-lo emdois tipos diferentes: o clima tropical úmido e o tropical seco.
O clima subtropical é um clima de transição entre os climas tropicais, de menor latitude e temperaturas mais quentes, e os climas mais frios de latitudes maiores (como os temperados), apresentando por isso características compartilhadas de ambos os tipos de clima para os quais faz a transição.


2.2 Fauna

A maiorparte da fauna de manguezal é típica, e não exclusiva deste ecossistema, podendo ser encontrada em outros sistemas costeiros como lagunas, restingas e estuários. Entre os animais endêmicos dos manguezais há a ave figuinha-do-mangue (Conirostrum bicolor), que se encontra ameaçada de extinção.
Porém, independente das espécies fixas neste ecossistema, ele representa um local essencial para acontinuidade do ciclo de vida dessas e de outras espécies.
Existe uma grande riqueza de matéria orgânica que comporta uma complexa cadeia alimentar. Muitos animais se reproduzem, se alimentam e/ou crescem nos mangues como os camarões, algumas espécies de peixes como tainhas e robalos. Muitas aves também procuram os mangues para procriar, outras para se alimentar ou descansar nos seus voos migratórios.Algumas espécies frequentadoras do manguezal:

• Aves
Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus);
Carcará (Caracara plancus);
Colhereiro (Platalea ajaja);
Garça;
Guará-vermelho;
Martim-pescador;
Socó-dorminhoco;
Gavião carijó;
Gavião-carrapateiro.

• Mamíferos
Lontra;
Golfinho;
Mão-pelada;
Peixe-boi-marinho.

• Répteis
Camaleão;
Cobra;
Crocodilo;
Jacaré-de-papo-amarelo;...
tracking img