Mandragora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Referências Bibliográficas:
MAQUIAVEL, Nicolau. “ A Mandrágora” . Comédia em 5 atos, 1518.

Referências Biográficas:
Nicolau Maquiavel nasceu em Florença na Itália no dia 3 de maio de 1469. Foi um importante poeta da época renascentista contribuindo com o pensamento político moderno ao escrever de maneira realista sobre o estado.
Seus principais interesses eram política, literatura, música ehistória. Aos 29 anos, entrou para a política onde ficou por 14 anos. Após esse período foi afastado dedicando-se as suas obras literárias.
Dentre suas principais obras, pode-se destacar: “O príncipe”, sua principal obra, onde ele ensina como um príncipe deve governar. Qual atitude e pensamento um líder deve ter para realizar um bom governo. Outro destaque é a peça teatral “A Mandrágora”,realizada em cinco atos, esta comédia mostra vários traços de sua personalidade que acompanharam suas obras ao longo do tempo. Nicolau Maquiavel morreu em Florença no dia 21 de junho de 1527.

Resumo da Obra:
“ A Mandrágora” é uma peça teatral de 5 atos escrita entre 1518 e 1519.
A história se passa em Florença, onde acaba de chegar Calímaco, italiano que foi mandado para estudar na França após amorte dos pais e seu servo Siro.
Ele volta para a Itália após ouvir sobre a beleza incomparável de Lucrécia, esposa de Messer Nícia, um importante advogado da cidade.
Calímaco, completamente apaixonado por Lucrécia convence Ligúrio, amigo em comum entre ele e Nícia, a bolar um plano para conquista-la.
Com a ajuda de seu fiel servo Siro e a astúcia de Ligúrio, um plano para ludibriar Messer Níciaé bolado com o objetivo de conquistar Lucrécia.
Apesar de ser uma tarefa difícil, mas não impossível, Ligúrio tem uma esplendida ideia: explorar o fato do casal não conseguir gerar filhos.
Tal ideia consiste em convencer Nícia de que há uma planta chamada Mandrágora, com o poder da fertilidade. Para isso, bastaria passa-la em sua mulher antes de possui-la. Mas haveria o perigo para o homem que apossui-se logo após o uso tendo como resultado a morte. Dessa forma Calímaco, disfarçado, poderia possui-la primeiro sem levantar suspeita.
Formulado o plano, o primeiro passo foi convencer Messer Nícia de que Calímaco era médico, dessa forma poderia engana-lo a fim de lhe receitar o “remédio”.
Usando toda sua destreza e inteligência, fruto de vários anos de estudo em Paris, Calímaco o convencefacilmente com a ajuda de Ligúrio.
Os próximos passos seriam arrumar algum jovem viril que serviria de cobaia para deitar-se com Lucrécia e o mais importante: convence-la. Para isso Calímaco e Messer Nícia recorrem a Frei Timóteo, pois sendo ele um homem “religioso”, poderia ludibriar Lucrécia a fim de satisfazer a vontade do marido e lhe dar um herdeiro pois, segundo ele, tal conduta não seriapecado pois quem peca não é o corpo e sim a vontade, ou seja, como não era a vontade dela, não seria pecado. Como pagamento, o Frei receberia doações.
Assim sendo, o Frei recorre a mãe de Lucrécia, Sóstrata, para ajuda-lo a convencer a filha.
Com muito custo e apelando para o papel da mulher perante o marido e a importância de ter um filho, eles acabam por persuadi-la.
Enquanto isso, Calímacofica preocupado com o plano pois resta a dúvida de como ele iria entrar nos aposentos de Lucrécia.
Mais uma vez Ligúrio tem uma brilhante ideia: vestir Frei Timóteo como Calímaco e este como o homem que seria capturado por eles. Com isso Messer Nícia não desconfiaria de que o homem a deitar-se com Lucrécia seria Calímaco.
Dessa forma, Siro, Nícia, Ligúrio e Frei Timóteo (se passando por Calímaco)vão a rua a procura da “cobaia”.
Ligúrio havia combinado com Calímaco um assovio para identifica-lo pois ele estava totalmente disfarçado, usando inclusive um nariz postiço.
Quando ouviu o sinal Siro o agarra primeiramente seguido pelos demais, de maneira rápida e o levam para os aposentos de Lucrécia. Níssia permanece no quarto e examina o corpo de Calímaco para ver se tinha saúde e...
tracking img