Mandonismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
``Mandonismo, Coronelismo e clientelismo no Brasil: uma discussão conceitual ´´.

A formação política no Brasil envolveu vários fatores de conflito, que ainda hoje não tem consenso entre oshistoriadores.
Diferentemente dos países europeus, a estrutura econômica do Brasil se deu em base colonial e patriarcal, de uma estrutura agrária latifundiária, onde os donos da terra que detinham e detématé hoje o poder.
Esse poder evidencia a relação entre Estado e classe social. Essa relação política envolve além do poder, outros aspectos de importância como conflitos de interesses, contradições,entre outros.
A junção de dominador e dominado deu origem a alguns sistemas ou características da política tradicional, tais como o mandonismo. Como o nome diz; mando, poder, posse, que impede aliberdade do individuo, prática essa ainda aplicada em várias regiões do país, em que a política local é dominada por uma ou no máximo duas famílias que ditam as regras à população local, que por serdependente direto ou indiretamente desses mandatários, não questiona nem se rebela.
No final do século XIX e começo do XX vigorou um sistema conhecido popularmente como coronelismo. Este nome foi dadooriundo de uma política controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros). Estes coronéis usavam de seu poder para coagir e obrigar que a população votasse conforme o seus interesses, pois osistema eleitoral era muito frágil e fácil de ser manipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens materiais (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc). Como ovoto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. Os coronéis costumam alterar votos, sumir com urnas e até mesmopatrocinavam a prática do voto fantasma. Este último consistia na falsificação de documentos para que pessoas pudessem votar várias vezes ou até mesmo utilizar o nome de falecidos nas votações. Ainda hoje há...
tracking img