Mandonismo, coronelismo...

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Antropologia.

Refletindo sobre a seguinte afirmação, "Categorias como "mandonismo", "coronelismo", "clientelismo", entre outras, trazem embutidas a idéia de que as nossas práticaspolíticas são imperfeitas, atrasadas ou inferiores. Trata-se de classificações que tomam por base o princípio de que as sociedades modernas devem estar comprometidas com os princípios democráticosuniversais inspirados nas experiências européia e norte-americana. Desse ponto de vista, o clientelismo será sempre visto como sintoma de nosso estágio de "subdesenvolvimento" e, portanto, um problema para a"modernização" da política". Apesar de ser m assunto bastante complexo pois tais conceitos sao abordados em muitos livros e matérias e ainda assim muitos estudiosos e especialistas no assunto temdiferentes opiniões sobre os mesmos.
Eu posso entender que o coronelismo é, um sistema político nacional, baseado em barganhas entre o governo e os coronéis. Essa visão do coronelismo distingue-o danoção de mundanismo. Podemos dizer que o mandonismo não é um sistema, é uma característica da política tradicional. Existe desde o início da colonização e sobrevive ainda hoje em regiões isoladas. Atendência é que desapareça completamente à medida que os direitos civis e políticos alcancem todos os cidadãos. A história do mandonismo confunde-se com a história da formação da cidadania.
Outroconceito confundido com o de coronelismo é o de clientelismo. O clientelismo seria um atributo variável de sistemas políticos macro e podem conter maior ou menor dose de clientelismo nas relações entreatores políticos. De algum modo, como o mandonismo, o clientelismo perpassa toda a história política do país. Sua trajetória, no entanto, é diferente da do primeiro. Na medida em que o clientelismo podemudar de parceiros, ele pode aumentar e diminuir ao longo da história, em vez de percorrer uma trajetória sistematicamente decrescente como o mundanismo. Nesse sentido, é possível mesmo dizer que...
tracking img