Mandela e ghandi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gandhi
- Biografia
Mohandas Karamchand Gandhi, dito Mahatma, que em significa "grande alma", foi um dos idealizadores e defensor do princípio da não-violência como um meio de protesto.Durante a infância e adolescência foi educado na Índia. Quando adulto foi estudar em Londres (Inglaterra), onde cursou direito, formando-se advogado.
Foi líder do movimento de independência indiana, cujosprincípios religiosos da não-violência e a crença na santidade de todos os seres vivos, seguidos com sucesso em suas atividades políticas, o consagraram mundialmente.
Estudou no Samaldas College, em Bhavnagar, e direito na Universidade de Oxford, Inglaterra. Retornou à Índia (1891) e depois mudou-se para Natal, África do Sul, país com uma grande população de indianos, onde exerceu a advocacia(1893-1914) e deu início a sua luta localizada contra as injustiças e humilhações sofridas pelos indianos residentes.

Voltou à Índia (1915), apoiou os britânicos durante a primeira guerra mundial, mas o massacre em Amritsar (1919), no estado do Punjab, onde soldados britânicos mataram cerca de 400 indianos, fez com que iniciasse sua luta pela independência do país (1920), o resultou em um período naprisão (1922-1924). Ao ser libertado teve que trabalhar intensamente na reunificação das comunidades e do Partido do Congresso extremamente divididos entre hindus e muçulmanos. Após a notória campanha da desobediência contra o imposto do sal (1930), aceitou uma trégua com o Reino Unido e concordou em participar da II Conferência da Mesa Redonda (1931), em Londres, na qual mais uma vez reivindicou aindependência de seu país.
Voltando à Índia em dezembro (1931), reassumiu a campanha da desobediência civil e foi novamente preso e condenado. Deixando o Partido do Congresso (1934) concentrou-se num programa de organização da nação a partir da luta em favor dos pobres, que incluía o incentivo às indústrias regionais e a implantação de um sistema de educação voltado para as necessidades do povo.Com a eclosão da segunda guerra mundial, voltou à militância ativa e pediu a retirada imediata dos britânicos (1942), o que resultou na prisão dos principais dirigentes do Partido do Congresso. Terminada a guerra (1945) deu-se início a uma nova etapa nas relações indo-britânicas que resultou com a formação de dois estados independentes (1947): a Índia, majoritariamente hindu, e o Paquistão,muçulmano. Foi assassinado por um fanático hinduísta, enquanto rezava em Delhi, e suas cinzas foram lançadas no rio Ganges.
- Contribuição na descolonização da Índia
A partir do enfraquecimento das nações europeias, algumas nações começaram a lutar pela sua independência, uma delas foi a Índia, apresentando a imagem de Mahatma Gandhi.
Como tinha estudado em Londres, ficava claro que Gandhi possuíaboa condição econômica, visto assim, em um episódio, Gandhi viajava de trem na primeira classe, mas como não era de origem europeia foi expulso do trem. Desta maneira, a intenção em promover o fim da discriminação em seu país de origem foi sendo alimentada cada vez mais.
A partir do momento em que a Inglaterra é enfraquecida economicamente e passa a encontrar dificuldades para manter suascolônias, acaba facilitando o surgimento de correntes na época que defendiam a independência.
A organização que mais se destacou foi o Partido do Congresso, que reunia os hindus e tinha como líder Mahatma Gandhi. As ações defendidas por este grupo consistiam na não-violência, adquirindo o embate contra a dominação inglesa através da desobediência civil, que incentivava os indianos a não pagaremimpostos, não usufruir de produtos ingleses.
Porém, dentro da própria Índia havia impasses religiosos que perduravam há muito tempo. Naquela época, a Índia era dividida entre duas religiões, o hinduísmo – da qual Gandhi era adepto - e o Islamismo. Para dificultar o processo da independência, os britânicos incentivavam os conflitos religiosos, mas Gandhi, brilhantemente, mostrou a todos os indianos...
tracking img