Personalidades eticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário



2. Ética 2
3. Personalidades Éticas 3
3.1 Ghandi 3
3.2 Nelson Rolihlahla Mandela 7
3.3 Madre Teresa de Calcutá 9
3.4 Dalai Lama 11
3.5 Chico Xavier 15


1. O Mundo Atual
Em nossos dias atuais, vivemos num mundo onde a competição e a ganância prevalece, deixando as pessoas agressivas e impacientes. Pequenos gestos de Gentileza são esquecidos.
Ninguém nasceu para causartranstornos e sofrimentos aos outros. Viemos a este mundo para ser felizes e levar a felicidade às pessoas que nos cercam.
Com todos os problemas que existem no mundo, toda miséria, guerras, um cenário que faz com que até os mais fortes se emocionem, sabemos que existem uma minoria de pessoas que de que alguma forma tenta espalhar que os seres humanos precisam viver com cooperação, sempre ajudandoo próximo de alguma maneira. Sabemos que essa ajuda, financeiramente se torna impossível para a maioria das pessoas, mas um simples gesto de bondade, um ato de solidariedade muitas vezes pode amenizar o sofrimento das pessoas pelo menos na forma espiritual.
2. Ética
Já não nos surpreende que o tema da ética se tenha tornado tão recorrente entre nós, como cidadãos, como profissionais, comoindivíduos e como grupos humanos organizados. Passamos a viver em meio a muitas normas: éticas profissionais, éticas grupais, sentindo-nos tantas vezes confusos sobre como agir. Vivemos em um mundo em que praticamente todos sentem e denunciam a “falta de ética” ou uma “crise dos valores morais”. Se até há decênios atrás, tudo era visto como político, e a solução era política, agora tudo parece servisto como moral e tudo devem ser resolvíveis pela ética. Isso leva a crer que o grande problema atual seja ético.
Reclamamos que “não há mais valores” ou que está na hora de “resgatar os valores...”. Por outro lado, sentimo-nos perdidos, inseguros e perplexos a respeito do que seja comportamento eticamente correto, acerca do que seja um valor moral.

3. Personalidades Éticas3.1 Ghandi
Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869, na cidade de Porbandar, na Índia ocidental, hoje estado de Gujarat. Seu pai era um político local, e a mãe era uma devota vaisnava.
Como era costume em sua cultura nesta época, com a idade de 13 anos, a família de Gandhi realizou seu casamento arranjado infantil com Kasturba Gandhi, de 14 anos, através de umacordo entre as respectivas famílias.
Depois de um pouco de educação indistinta foi decidido que ele deveria ir para a Inglaterra para estudar Direito. Ele ganhou a permissão da mãe, prometendo se abster de vinho, mulheres e carne, mas ele desafiou os regulamentos de sua casta, que proibiam a viagem para a Inglaterra. Cursou a faculdade de Direito em Londres.
Procurando um restaurante vegetariano,havia descoberto na filosofia de Henry Salt um argumento para o vegetarianismo e convenceu-se dessa prática. Ele organizou um clube vegetariano onde se encontravam teosóficos e pessoas com interesses altruísticos.


Quando Gandhi voltou à Índia, em 1891, sua mãe havia falecido, e ele, devido a timidez não obteve êxito a exercer sua profissão legal de advogado. Assim, aproveitou a oportunidadeque surgiu de ir para África do Sul, durante um ano, representando uma firma hindu em KwaZulu-Natal, em um processo judicial.
Sua estadia na África do Sul, notório local de discriminação racial, despertou em Gandhi a consciência social. Como advogado, Gandhi fez o melhor para descobrir os fatos. Depois de resolver um caso difícil, ele passou a ter notoriedade por sua atuação. Ele mesmo relata: "eutive um aprendizado que me levou a descobrir o lado melhor da natureza humana e entrar nos corações dos homens. Eu percebi que a verdadeira função de um advogado era unir rivais de festas a parte".
Acreditava que o dever do advogado era ajudar o tribunal a descobrir a verdade, não tentar incriminar o inocente. Ao término do ano, durante uma festa de despedida, de retorno à Índia, Gandhi tomou...
tracking img