Mamona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOCOMBUSTIVÉL
Mamona


Camila Schorn Wazlawick

Flávia Santos da Costa-Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão Ambiental (GAM0146) – Prática do Módulo I
20/10/12



RESUMO


O presente trabalho teve como objetivo mostrar sobre o cultivo da mamona, que é uma das matérias primas que derivam o biocombustivél, uma fonte de energia renovável, nãopoluente que só trás benefícios ao nosso ecossistema que quanto menos for poluído melhor.Para alcança-ló, pesquisamos em artigos acadêmicos e meios digitais. Nossos resultados foram que a mamona se adapta muito bem no nordeste do Brasil, com cultivo simples. Esses resultados nos permitiram concluir que a grande vantagem da mamona fica com a região nordeste do país, com o incentivo do governo ao cultivogerando renda e empregos para as pessoas de baixa renda da região.


Palavras-chave: Biocombustível. Mamona. Cultivo.



1 INTRODUÇÃO


Combustível para ser utilizado em motores de ignição a compressão, de origem biológica não fóssil. Fonte de energia renovável, o biocombustível é derivado de óleos vegetais, como girassol, mamona, soja, babaçu, e demais oleaginosas, ou de gorduraanimal. Produzido a partir da transesfericação.


A mamona tem como seu principal produto o óleo que é utilizado entre outras coisas para produção de biocombustível. De cultivo simples, a mamona se desenvolve em regiões tropicais e semi-áridas. O governo brasileiro incentiva o cultivo de mamona no nordeste do país como sendo uma medida de inclusão social gerando emprego e renda para aspessoas da região. No Rio Grande do Sul o cultivo de mamona é mais complexo em função do frio e das geadas, que se vierem em determinado ciclo de desenvolvimento da planta resulta na ocorrência de perdas. Também é necessário ter um cuidado com as chuvas, se vindas no final do ciclo podem atrapalhar a colheita.


Inicialmente se abordará sobre o biocombustível relatando sua importância, nasequência pretende-se mostrar a mamona como matéria prima para produção de biocombustível.





2 BIOCOMBUSTÍVEL


Simples de ser usado, biodegradável, não tóxico e livre de compostos sulfurados e aromático. Denominado B100, o biodiesel é um combustível alternativo de queima limpa, derivado de biomassa, composto de mono-alquilésteres de ácidos graxos de cadeia longa. Feito a partirde óleos vegetais, como girassol, mamona, soja, babaçu e demais oleaginosas, ou de gordura animal. Utilizado em motor de ignição a compressão sem a necessidade de modificação, ou para geração de outro tipo de energia, que substitua combustíveis de origem fóssil. Os óleos vegetais foram usados nos motores diesel até a década de 1920, a partir dai houve uma alteração nos motores, possibilitando ouso de um resíduo de petróleo conhecido como diesel. O biodiesel trás benefícios ambientais, sociais e quem sabe a redução ou eliminação da importação do diesel.


Comparado ao óleo diesel derivado de petróleo, o biodiesel pode reduzir em 78% as emissões de gás carbônico, considerando-se a reabsorção pelas plantas. Além disso, reduz em 90% as emissões de fumaça e praticamenteelimina as emissões de óxido de enxofre. É importante frisar que o biodiesel pode ser usado em qualquer motor de ciclo diesel, com pouca ou nenhuma necessidade de adaptação. (HOLANDA, 2004).

O processo para produzir biodiesel é praticamente o mesmo desde 1800. Fabricado a partir de transesterificação, um processo químico onde a glicerina é separada da gordura ou de óleo vegetal, gerandodois produtos, o ésteres que é o biodiesel , e a glicerina usada em sabões.



FIGURA 1 – PROCESSO DE OBTENÇÃO DE BIODIESEL


[pic]

Fonte: Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais. Adaptado pelo Departamento Econômico da FAESP apud Meirelles, 2003.




Utilizado puro ou em mistura com óleo diesel em qualquer proporção. Existe uma nomenclatura usada mundialmente...
tracking img