Mamografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução 2
O câncer tem cura? 2
O que é câncer? 2
Todo tumor é câncer? 2
O que é câncer de mama? 3
Fatores de risco 3
Classificação 3
Condições relacionadas  4
Epidemiologia Nos Estados Unidos 4
Mortalidade e morbidade 4
Raça 5
Sexo 5
Idade 5
Exames Complementares 5
Limitação das técnicas5

Mamografia por raios-X / Técnica e indicações6

Mamografia preventiva ediagnóstica6

Interpretação de mamogramas6

Resumo das categorias de avaliação BI-RADS7

Risco de malignidade e plano de tratamento referente à categoria BI-RADS8
Outras aplicações da radiografia no câncer de mama  10
Artefatos10
Anatomia da mama11
Outras ilustrações radiológicas12
Conclusão17
Bibliografia18

Introdução
Com a exceção do câncer de pele, o câncer de mama é o tipo de câncermais comum em mulheres nos Estados Unidos, respondendo por um em cada três diagnósticos de câncer. A probabilidade de uma mulher desenvolver câncer de mama invasivo em algum momento de sua vida é de aproximadamente um em sete (13,4%). É uma das principais causas de mortalidade por câncer entre mulheres nos EUA.
Com o diagnóstico precoce, a intervenção e o tratamento pós-operatório, a mortalidadedo câncer de mama diminuiu. O uso da mamografia na triagem do câncer de mama contribuiu em grande parte para o diagnóstico precoce; embora seu uso tenha resultado em um pequeno aumento entre os cânceres in situ detectados.
O câncer tem cura?
Desde o início do século até o momento, a postura da sociedade em geral é de acreditar que o câncer é sempre sinônimo de morte, e que seu tratamento rarasvezes leva à cura. Atualmente, muitos tipos de câncer são curados, desde que tratados em estágios iniciais, demonstrando-se a importância do diagnóstico precoce. Mais da metade dos casos de câncer já tem cura.
O que é câncer?
Câncer é definido como um grupo de doenças que se caracterizam pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgânicas.
Todotumor é câncer?
Não. Nem todo tumor é câncer. A palavra tumor corresponde ao aumento de volume observado numa parte qualquer do corpo. Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia - que pode ser benigna ou maligna. Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e o tumor apresentalimites bem nítidos. Elas tampouco invadem os tecidos vizinhos ou desenvolvem metástases. Por exemplo, o lipoma e o mioma são tumores benignos.
O que é câncer de mama?

Câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células do seio. Estas células crescem e substituem o tecido saudável.

Câncer de mama é uma doença tratável. A descoberta precoce é a chave para sobreviver ao câncer de mama. Ocâncer normalmente começa com um pequeno nódulo que, com o tempo pode crescer e se espalhar para áreas próximas, como os músculos e pele, assim como nódulo de pus sob o braço. Principalmente o tumor pode se espalhar para órgãos vitais como fígado,cérebro, pulmão e espinha.

Mais ou menos uma entre oito mulheres desenvolvem câncer de mama. Mesmo com o recente progresso de descoberta precoce etratamentos aperfeiçoados, o câncer de mama é terceira maior causa de morte para mulheres nos E.U.A.

Fisiopatologia
Fatores de risco 
Os principais fatores de risco do câncer de mama feminino incluem menarca precoce, menopausa tardia, primeira gestação a termo após os 30 anos, história de câncer de mama na pré-menopausa de mãe ou irmã e história pessoal de câncer de ou doença proliferativa benignana mama. Obesidade, nuliparidade e mama vida urbana também foram associadas a um risco aumentado de câncer de mama.

Classificação 

O câncer de mama é uma doença heterogênea em termos de seu curso clínico, de sua patologia macro e microscópica e de suas características de imagem.
Existem várias classificações histológicas. Um exemplo é a Classificação da Organização Mundial de Saúde...
tracking img