Mamiferos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MAMÍFEROS

Os mamíferos surgiram na terra há aproximadamente 200 milhões de anos. Os mamíferos passaram a colonizar e a povoar os mais diversos ambientes da terra, principalmente nos últimos 65 milhões de anos.
Atualmente é conhecida cerca de 4500 espécies de mamíferos, a maioria vive em ambiente terrestre, aquáticas (golfinhos, peixe-boi, focas ebaleias). A ‘palavra mamíferos vem do latim mamma, que significa ‘mama’, e ferros, que significam ‘portado’, os mamíferos são chamados porque a sua principalmente característica é a presença de glândulas mamarias.
Essas glândulas são desenvolvidas nas fêmeas e produzem o leite que alimenta os filhotes.


A PELE DOS MAMÍFEROS

Os mamíferos têm a pele rica em queratina e recoberta porpelos. Os pelos são estruturas exclusiva dos mamíferos e, tal como as penas nas aves contribuem para a manutenção da temperatura do corpo desses animais, protegendo contra perdas excessivas de calor para o meio externo, principalmente nos dias frios, assim como as aves, os mamíferos possuem tecido adiposo sob a pele. Esse tecido armazena gorduras. A camada gordurosa atuacomo reservatório de energia para o animal e dificulta as perdas de calor para o meio externo, funcionando como uma espécie de barreira termoisolante. Somente os mamíferos possuem glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas na pele. Alguns mamíferos, como os cavalos e os ser humano, possuem muitas glândulas sudoríparas que liberam suor na superfície da pele. Quando a água do suor se evapora dapele, o processo “retira” calor, esfriando o corpo e evitando que sua temperatura se eleve, principalmente em dias quentes. As glândulas sebáceas produzem uma substância oleosa que lubrifica os pelos e a pele.


A TEMPERATURA DO CORPO

Os mamíferos são animais homeotérmicos: a temperatura do corpo se mantém praticamente constante, mesmo que a temperatura do ambiente varie. A temperatura docorpo dos mamíferos permanece em torno dos
Em torno 37 c.



RESPIRAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE SANGUE

Os mamíferos têm respiração pulmonar. O tubo respiratório é formado de: nariz (como as cavidades nasais), faringe, laringe, traquéias, brônquios e pulmões. Os pulmões são muitos desenvolvidos e apresentam milhões de pequenas bolsas chamadas alvéolos. Os alvéolos são envolvidos por capilaressaquineos – vasos de calibre, isto é, diâmetro muito reduzido. Nos seres humanos, existem cerca de 400 milhões de alvéolos em cada pulmão. Nos alvéolos, o gás oxigênio contido no ar atmosférico inspirado passa para o sangue. Simultaneamente, os alvéolos recebem o gás carbônico que foi produzido pelo organismo e que é transportados pelo sangue até os pulmões: daí, o gáscarbônico é expirado para o meio externo. O coração dos mamíferos, como os das aves, tem quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos), com separação completa entre os dois ventrículos. Não há mistura entre sangue oxigenado e sangue não oxigenado. Assim, os tecidos do corpo recebem somente sangue oxigenado.


A REPRODUÇÃO DOS MAMÍFEROS

Os mamíferos têm sexos separados. Em cada espéciesexistem machos e fêmeas. Os machos possuem testículos produtores de espermatozóides; as fêmeas possuem ovário que produzem óvulos. A fecundação e sempre interna; durante a copula, o macho introduz os espermatozóides no corpo da fêmea por meio de um órgão copulador-o pênis.


CLASSIFICASSOA DOS MAMIFEROS

A classe dos mamíferos compreende varias ordens. Como:
Monotremados: sãomamíferos, ovíparos e dotados de bico, a semelhança das aves. É o caso do ornitorrinco e da equídna, que vivem na Austrália e em ilhas próximas, como a Nova Zelândia.
Quirópteros: compreendem os morcegos, os únicos mamíferos capazes de voar. Esses animais têm os membros anteriores transformados em asas. Os morcegos voam durante a noite; durante o dia permanecem em repouso em abrigos, geralmente...
tracking img