Malhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
10/03/12

Leis de Kirchhoff

WebTuga TugaTronica Boorlix GameTuga AppleTuga TugaSport Até Tem Piada MobileTuga GlobPT Alojamento Nacional

Home Fórum Sobre Contacto FAQ

Leis de Kirchhoff
Southafrikanse Jun - 03 - 2007 Electrónica, Tutoriais/Reviews Bem vindo amigo Googler! Se acha esta página interessante, talvez queira subscrever à nossa feed RSS.

You were searching for "lei dekirchhoff". See posts relating to your search

O que são? As leis de Kirchhoff são assim chamadas em homenagem ao físico alemão Gustav Robert Kirchhoff (1824-1887) e são baseadas no Princípio da Conservação de Energia e no Princípio de Quantidade de Carga. As Leis de Kirchhoff regem a associação de componentes num circuito. Ao contrário da Lei de Ohm, cujo âmbito é a resistência, as Leis deKirchhoff das tensões e das correntes estabelecem as regras às quais devem respeitar as associações de componentes. A aplicação conjunta das Leis de Kirchhoff e de Ohm permite obter um conjunto de equações cuja resolução conduz aos valores das correntes e das tensões aos terminais dos componentes. Lei das Malhas (tens es):
A Lei das Malhas determina que, em qualquer instante, é nula a soma algébrica dastensões ao longo de qualquer malha.

.tugatronica.com/leis-de-kirchhoff/

1/9

10/03/12

Leis de Kirchhoff

Figura 1

Esquema representativo da Lei das Malhas

De acordo com o sentido de referência das tensões representadas na figura anterior e circulando no sentido dos ponteiros do relógio, a lei das malhas permite obter a equação:

Note-se que se considerou o simétrico dastensões 2 e 4 uma vez que o seu sentido de referência representado é o oposto ao de circulação. Não é determinante escolher o sentido horário ou o anti-horário, pois as equações obtidas de uma ou outra forma são exactamente equivalentes.

Figura 2

Malhas do circuito

O somatório das tensões ao longo da malha ser nulo, equivale a dizer que é nulo o trabalho necessário para deslocar uma carga aolongo da malha fechada. Isto acontece porque o sistema é conservativo. Relativamente ao circuito representado na figura 2, a aplicação da Lei das Malhas conduz a:

Na malha vermelha e circulando no sentido horário

Na malha azul e circulando no sentido horário

Na malha verde e circulando no sentido horário

Das 3 equações representadas, apenas duas são linearmente independentes. Existindo Mmalhas no circuito, a Lei das Malhas permite escrever M 1 equações linearmente independentes

A última equação permite afirmar que a tensão aos terminais do elemento 2 é igual à tensão aos terminais do elemento 3; por outras palavras, os dois elementos apresentam a mesma tensão aos seus terminais.

Lei dos Nós (Correntes):
.tugatronica.com/leis-de-kirchhoff/ 2/9

10/03/12

Leis deKirchhoff

Apenas com o conhecimento dos elementos que constituem o circuito e respectivas equações características, não é possível determinar a totalidade das tensões e correntes presentes num circuito . Será ainda necessário o conhecimento de uma outra importante lei, a lei dos Nós (ou das correntes) de Kirchhoff.

Figura 3

Esquema representativo da Lei dos Nós

A Lei dos Nós determina que,em qualquer instante, é nula a soma algébrica das correntes que entram num qualquer nó.

De acordo com as correntes representadas na Figura 3, a lei dos nós permite obter a equação:

Note-se que se considerou o simétrico das correntes 2 e 3 uma vez que o seu sentido de referência representado é o de saída do nó. Obter-seia uma equação equivalente se, no enunciado da lei dos nós, a palavraentram fosse substituída pela palavra saem . Se, em algum instante, a soma das correntes que entram no nó não fosse nula, isso quereria dizer que o nó estava a acumular carga (pois corrente, é um deslocamento de cargas). Contudo, um nó é um condutor perfeito e, portanto, não pode armazenar carga.

Figura 4

Correntes do circuito

Relativamente ao circuito representado na figura anterior, a...
tracking img