Males causados pela carambola
Carambola pode matar doente renal crônico, diz pesquisa
Uma pesquisa iniciada em 1996 na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da descobriu que a carambola possuiuma neurotoxina (só atua no sistema nervoso) que pode levar os doentes renais crônicos à morte. “Pacientes com insuficiência renal estão proibidos de comerem o fruto ou o doce ou ingerirem o suco decarambola”, afirma o professor associado do Departamento de Bioquímica e Imunologia da faculdade, Joaquim Coutinho Neto. A cura dá-se com a hemodiálise.
Em 35 casos documentados com doentes nessasituação, o médico-assistente da Divisão de Nefrologia do Hospital das Clínicas, Miguel Moysés Neto, constatou sete óbitos, dois anteriores ao início do estudo.
“A carambola é saudável, boa e rica emvitamina C.
É indicada para combater febre, estimular o apetite, além de prevenir o envelhecimento, por ser rica em polifenóis. O chá da folha nova da carambola em jejum é bom para diabéticos. Ela servepara amenizar a febre. .
A carambola é usada na cura de *hemorróidas, diurética, vermífugo e antídoto contra venenos. A fruta só faz mal às pessoas que tenham insuficiência renal”, afirma o médicoDr. Coutinho. Ele recomenda ainda atenção aos diabéticos que tenham lesão renal e epilépticos em tratamento.
“A neurotoxina da carambola, ingerida por uma pessoa normal que come a fruta, é absorvidapela digestão, filtrada pelo rim e excretada, sem sintomas”, diz Coutinho. “Mas, se o rim não funciona, essa toxina é absorvida, concentra-se no sangue, atinge os neurônios em concentração maior eprovoca soluços e convulsões.”
A partir daí, intensificaram-se os estudos. Outros pacientes intoxicados foram atendidos, quatro morreram (de Divinópolis, Uberaba, São Paulo e Franca) – os outros dois, umde Ribeirão Preto e outro de Franca, morreram antes do início da pesquisa. “Um intoxicado grave morre até com o tratamento; a convulsão avançada é quase irreversível”, explica ele.
E isso é tão... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Maleficios da carambola. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Maleficios-Da-Carambola/867477.html

MLA

"Maleficios da carambola" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Maleficios-Da-Carambola/867477.html>.

MLA 7

"Maleficios da carambola." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Maleficios-Da-Carambola/867477.html>.

CHICAGO

"Maleficios da carambola." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Maleficios-Da-Carambola/867477.html.