Malaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO IFPE
EQUIPE: DANIELLE ANNE
EWERTON KELVIN
IVANILDO JÚNIOR
THAMIRES CORREIA
PROFESSOR: CARLOSHENRIQUE II PERÍODO BACHARELADO EM ENFERMAGEM

MALÁRIA

Segundo o ministério da saúde malária é uma doença infecciosa febril aguda cujo agente etiológico é um parasito do gêneroPlasmodium. A transmissão natural da malária ocorre por meio da picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, que se infecta ao sugar o sangue de um doente.
Malária humana é uma doença,que se não for tratada, poderá evoluir rapidamente para a forma grave e complicada.
Essa doença também é conhecida como impaludismo, paludismo, febre palustre, febre intermitente, febre terçãbenigna, febre terçã maligna, além de nomes populares como maleita, sezão, tremedeira, batedeira ou febre.
Tipos de parasita:
Cinco espécies de protozoários do gênero Plasmodium podem causar a maláriahumana: Plasmodiumfalciparum, P. vivax, P. malariae, P. ovale e P. knowlesi.
No Brasil, somente as três primeiras espécies deste parasita estão presentes, sendo as infecções por P. vivaxpredominantes, seguido das infecções por P. falciparum. A quarta espécie de protozoário, o P. ovale, ocorre apenas no continente africano e o P. knowlesi no Sudeste Asiático, porém, ocasionalmente, casosimportados de outros países podem ser diagnosticados no Brasil. (Ministério da Saúde.
Mosquito pertencente a ordem dos dípteros, família culicidae, gênero anopheles.Este gênero compreende mais de 400espécies. Em nosso país as principais espécies transmissoras da doença são:
O mosquito do gênero Anopheles também é conhecido como muriçoca, sovela, mosquito-prego, carapanã e bicuda.(Ministério da Saúde)
Amalária é reconhecida como grave problema de saúde pública no mundo, ocorrendo em quase 50% da população, em mais de 109 países e territórios. Sua estimativa é de 300 milhões de novos casos e 1...
tracking img