Supervisao de estagio arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FUMEC
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO/CIVIL

RELATÓRIO DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO II





Hercília Camargo Guedes

Orientadora: Prof.ª Maria de Lourdes Silva Viana

Belo Horizonte
Abril - 2012
Hercília Camargo Guedes

RELATÓRIO DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO II

Relatório de Supervisão de Estágio II apresentado à Faculdadede Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, como requisito para a conclusão do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
Orientadora: Maria de Lourdes Silva Viana

Belo Horizonte
Abril - 2012
RESUMO

Este trabalho apresenta a experiência profissional da aluna Hercília Camargo Guedes, relatando as principais atividades desenvolvidas pela mesma durante os estágios curriculares realizadosdurante a graduação no curso de Arquitetura e Urbanismo, bem como uma apresentação sucinta das empresas nas quais as tarefas foram desenvolvidas. Trata ainda da descrição detalhada da atividade de elaboração do projeto do Valores de Minas no projeto Plugin Minas, abrangendo todos os passos necessários para o seu processo de execução, desde a parte de concepção ideológica, até a finalização completa dotrabalho, abordando a participação efetiva da aluna.

Palavras-chave: Experiência profissional; graduação; Valores de Minas.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO
O presente relatório vem apresentar as atividades desenvolvidas pela aluna Hercília Camargo Guedes durante os estágios curriculares realizados nas empresas SERVAS, EPDESIGN e Bernadette Correa Arquiteta, em atividades relacionadas a auxiliarno desenvolvimento de projetos residênciais, nas etapas de apresentação de projetos, projeto executivo, detalhamentos, detalhamento de projetos de decoração, concepção de ambientes, produção de modelos 3D, levantamento, desenvolvimento de projeto e visita à obra. As atividades pertinentes a cada estágio serão relatadas no capítulo 2.
O principal motivo para a elaboraçãodeste relatório é ser ele uma exigência dos órgãos fiscalizadores das instituições de ensino superior para a obtenção do título de Universidade. Outra razão é compartilhar com a turma a experiência, refletir sobre a prática profissional do estudante e reunir em um único documento a prática profissional.
Será detalhada a atividade, reforma de pavilhão da antiga FEBEM de Belo Horizonte para inserçãodo programa “Valores de Minas”, porque esta reforma trouxe experiências junto à obra e deu possibilidade de vivencia com problemas cotidianos. E, foi muito além da estrutura física, já que todo o complexo traria o futuro Plug Minas que tem como conceito transformar a maneira de entender e conviver a juventude. Assim, ao invés de punir e reprimir, os jovens têm oportunidades de construir uma novarealidade.

1.1. Serviço Voluntário de Assistência Social – SERVAS

Servas é uma associação civil, de direito privado, sem fins econômicos, que tem como objetivo promover e executar ações sociais em Minas Gerais, dotado de autonomia administrativa, financeira e operacional. É reconhecido como entidade de utilidade pública nos níveis municipal, estadual e federal.

Foi fundado em 1951,durante o governo Juscelino Kubitscheck, em Minas Gerais, quando sua esposa, Sarah Kubitscheck, criou as Pioneiras Sociais, para dar apoio à maternidade e à infância. Posteriormente, o trabalho se estendeu para a área educacional.

Em 1956, a entidade foi desvinculada do Governo Estadual. Foi criada, então, a Associação Mineira de Orientação e Apoio à Maternidade e à Infância (Amoami), quepropunha iniciativas voltadas também para a saúde. Dez anos após a fundação das Pioneiras, a Amoami foi transformada no Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). A partir de 1966, a instituição passou a apoiar programas de geração de emprego e renda.

A necessidade de integração com as várias esferas do governo levou o Servas, em 1983, a ampliar seus objetivos, articulando convênios também...
tracking img