Mal de parkinson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Doença de Parkinson
João Carlos Papaterra Limongi é médico neurologista e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
* A+a-
* Imprimir
Em 1817, James Parkinson descreveu pela primeira vez uma doença neurológica que compromete os movimentos e que acabou sendo conhecida pelo nome de doença de Parkinson. Apesar de já fazer muito tempo que isso aconteceu, os leigoscontinuam associando essa enfermidade apenas à imagem de pessoas de mais idade que tremem muito. No entanto, além de tremores, a pessoa com Parkinson apresenta outros sintomas como lentificação dos movimentos, rigidez muscular e alterações na fala e na escrita.
A evolução natural da doença que ocorria antigamente sem que nada se pudesse fazer para interferir no processo, hoje não faz mais sentido.Tratamentos modernos aliviam os sintomas, controlam a evolução da doença e permitem manter os doentes em atividade, gozando de boa qualidade de vida.
PRINCIPAIS SINTOMAS
Drauzio – Quais são os sintomas que caracterizam a doença de Parkinson?
João Carlos Papaterra Limongi - Os sintomas da doença de Parkinson não são iguais em todos os pacientes. Em geral, no início, eles se apresentam de maneiralenta e insidiosa, quase tão imperceptível que fica difícil para o portador da doença, quando vai ao médico, precisar a época em que os sintomas apareceram pela primeira vez.
Entre todos, porém, o tremor é o sinal mais frequente e que mais chama a atenção. O curioso é que, embora seja o mais evidente, é o menos incapacitante. Às vezes, examinando uma pessoa com tremor intenso, verificamos que elaainda é capaz de fazer muitas coisas na vida.
O tremor da doença de Parkinson tem certas características. É o tremor de repouso que aparece, por exemplo, quando o paciente está com os braços parados, lendo jornal, e pode desaparecer rapidamente quando realiza um movimento voluntário qualquer.
Drauzio – Quer dizer que o tremor aparece quando a pessoa está quieta e distraída e desaparece quandoela faz um movimento ou executa um trabalho?
João Carlos Papaterra Limongi – É isso mesmo, mas o tremor volta assim que ela termina o trabalho. É interessante notar que certos pacientes apresentam tremor nas mãos enquanto estão conversando conosco. Se lhe pedimos, porém, que tomem nota de alguma coisa, param de tremer, pegam lentamente a caneta e escrevem, às vezes, com letra um pouco tremida, masescrevem. No entanto, finda essa atividade motora, o tremor retorna.
ALTERAÇÕES NA GRAFIA
Drauzio – Como fica a letra do doente com Parkinson?
João Carlos Papaterra Limongi – A micrografia, ou seja, a redução do volume da letra, do tamanho da caligrafia, é um dos principais sintomas da doença de Parkinson. Em certos casos, os pacientes têm problemas com o banco que não aceita mais seuscheques, porque estranha a assinatura, e eles precisam explicar que estão doentes e registrar nova assinatura para terem os cheques regularmente compensados.
Drauzio – O intrigante é que o paciente sabe que está escrevendo com letra pequena. Por que não consegue escrever com letra maior?
João Carlos Papaterra Limongi – Assim como os passos que ficam menores e a voz que se torna monótona, a micrografiadecorre do segundo principal sintoma da doença de Parkinson: a acinesia. Essa palavra vem do grego e significa ausência, falta ou pobreza de movimentos físicos.
Por um distúrbio bioquímico, no parkinsoniano alguns circuitos motores passam a trabalhar de forma mais lenta e não conseguem acompanhar o ritmo da pessoa normal. Pacientes com Parkinson perdem a amplitude do movimento, a extensão de cadagesto. Isso vale também para a escrita. O A maiúsculo, por exemplo, que deveria quase alcançar a linha de cima, chega só até a metade do caminho e volta para a de baixo.
PERCEPÇÃO DOS SINTOMAS
Drauzio – Os familiares notam que a pessoa está mais lenta do que era antes?
João Carlos Papaterra Limongi – São os familiares que percebem primeiro os sintomas. O tremor nem tanto, mas a lentidão ou...
tracking img