Relatorio densidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DESCUNDÁRIA ALFREDO DOS REIS SILVEIRA
2010/2011



Identificação de uma substância e avaliação da sua pureza


















Relatório realizado por:
• Ana Rodrigues, nº2
• Ana Rita Costa, nº3
• Bruna Azeitona, nº6
• Francisca Torres, nº12

Disciplina: Fisica e Química A
Professora: Ana Teresa Elias
Ano: 10º Turma: T4




19 de Janeiro de 2011ÍNDICE

Introdução e objectivos da actividade ................................................ p. 3
Materiais e reagentes ......................................................................... p. 5
Procedimento ..................................................................................... p. 6
Registo dos resultados........................................................................ p. 8
Conclusão ............................................................................................ p. 11
Bibliografia .......................................................................................... p. 12






















1. INTRODUÇÃO

Esta actividade laboratorial tinha como principal objectivo a identificação de uma substância e a avaliação dasua pureza, tendo em consideração as suas constantes físicas, sendo elas:

A densidade;


Ponto de fusão;


Ponto de ebulição.

Os valores encontrados para essas grandezas são indicativos do grau de pureza da amostra.
Nesta aula prática abordámos apenas a densidade e a densidade relativa.

A densidade ou massa volumétrica, que se representa por ρ, indica a quantidade de massaexistente por unidade de volume. Esta calcula-se através do quociente entre a massa (m) e o volume (V) da substância considerada, ou seja:


[pic]



A densidade pode variar consoante a temperatura, ou seja, mudanças de estado originam mudanças de densidade numa determinada substância.
A partir da densidade podemos calcular a densidade relativa, que se representa por d. A densidade relativaestabelece uma comparação entre a densidade da substância considerada com a densidade da substância de referência e determina-se através do quociente entre as duas densidades, ou seja:


[pic]



Esta substância de referência é a água pura a 4[pic] que tem densidade de 1g/cm3







3
Existem vários materiais laboratoriais para determinar a densidade relativa das substâncias, como porexemplo os picnómetros, densímetros e os aerómetros. Na nossa aula experimental utilizámos os picnómetros de líquidos (fig. 1), os picnómetros de sólidos (fig. 2) e os densímetros (fig. 3).
Os picnómetros são instrumentos de grande precisão e são utlizados para medir a densidade e a densidade relativa de uma determinada substância e existem dois tipos de picnómetros, os de sólidos e os delíquidos.
As medições efectuadas pelos picnómetros e pelas balanças são depois utilizadas para calcular a densidade relativa através do quociente entre a massa, m, de um dado objecto e a massa, m’, da água que tenha o mesmo volume desse objecto: [pic], em que [pic], sendo M a massa do picnómetro com água e o objecto, e M’ a massa do picnómetro com água e o objecto no seu interior.







[pic]O densímetro é um instrumento que serve para medir a densidade de líquidos. Este tem essencialmente duas regiões: o tubo e o bulbo. O tubo contém uma escala calibrada que permite a leitura da densidade do líquido.
O densímetro tem de flutuar, em equilíbrio, nos líquidos cujas densidades se quer medir, ou seja, não pode ser pesado demais, a ponto de bater no fundo dorecipiente em que é colocado, nem leve demais, a ponto de sua escala ficar fora da interface líquido-ar, que é utilizada como referência para leitura.








4
O objectivo deste trabalho prático era identificar as substâncias e avaliar o seu grau de pureza, assim como, determinar a densidade e a densidade relativa dos líquidos e dos materiais sólidos utilizados na experiência....
tracking img