Mal de parkinson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Glândulas


È um órgão, constituído de tecido epitelial, cuja função é secretar algumas substâncias com uma função pré determinada. Esta substância pode ser secretada dentro do sistema circulatório ou fora dele. No primeiro caso a glândula tem função endócrina e no segundo função exócrina. Uma glândula pode conter os dois tipos de função ao mesmo tempo. O pâncreas, por exemplo, contém as duasfunções. O pâncreas endócrino é responsável pela produção de insulina e o pâncreas exócrino é responsável pela produção de enzimas digestivas (lipase e amilase) responsáveis por ajudar na digestão das proteínas.
O tecido adiposo é a maior glândula endócrina do organismo humano, como ficou provado há pouco tempo. A liberação de diversas substâncias pelos adipócitos (células de gordura) foramreconhecidas, tomando o lugar do fígado, anteriormente detentor deste título.
Definição: São Glândulas especiais que tem a função de produzir, armazenar, secretar hormônio e enzimas.


• Hormônios - substâncias químicas que vão atuar em locais distantes da sua fabricação, tendo como objetivo a estimulação de determinados órgãos ou sistemas.

• Enzimas - substâncias catalisadoras que vãomodificar reações químicas

• EXÓCRINAS - liberam sua secreção numa cavidade ou no interior de um órgão através de ductos excretores.
• ENDÓCRINAS - não possuem ductos; liberam hormônios diretamente na corrente sangüínea.
• MISTAS - têm secreção exócrina e endócrina



1 - Glândulas exócrinas: são órgãos que produzem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema decondutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna. As secreções não são despejadas na corrente sanguínea, mas em outros órgãos, ou para o exterior do corpo, através de canais. Além disso, glândulas exócrinas não se associam a vasos sanguíneos e apresenta ducto comunicante.

SEBÁCEAS
Possuem um ducto excretor amplo e curto. As células basais proliferam, acumulando gotículassecretadas como sebo.A secreção mantém a flexibilidade do extrato córneo da cútis e, em tempo frio conserva o calor corporal dificultando a evaporação .Estão sob controle hormonal.
  LACRIMAIS
Secretam a lágrima que é ligeiramente alcalina e tem concentração igual a uma solução de 1,4% de cloreto de sódio.
A lágrima mantém a frente dos olhos úmida, evitando o ressecamento do epitélio anteriorda córnea.
SALIVARES
São 3 glândulas pares: parótida, sublingual e submandibular.
O conjunto da secreção das glândulas é chamado “Saliva”. A Saliva umedece, transporta e dissolve os alimentos e por meio da amilase salivar (ptialina) quebra os polissacarídeos. Também auxilia na limpeza dos dentes.
FÍGADO
Produz a “Bile” que é armazenada na Vesícula Biliar e depois é secretada para o duodeno.2 – Glândula Endócrina: Características: secreções contém hormônios os quais desempenham papel muito importante na reprodução, crescimento e metabolismo. Vão estimular uma célula alvo.Hipófise ou pituitária
Situa-se na base do encéfalo, em uma cavidade do osso esfenóide chamada tela túrcica. Nos seres humanos, tem o tamanho aproximado de um grão de ervilha e possui duas partes: o lobo anterior(ou adeno-hipófise) e o lobo posterior ( ou neuro-hipófise).
Hipotálamo

Localizado no cérebro diretamente acima da hipófise, é conhecido por exercer controle sobre ela por meios de conexões neurais e substâncias semelhantes a hormônios chamadas fatores desencadeadores (ou de liberação), o meio pelo qual o sistema nervoso controla o comportamento sexual via sistema endócrino.
O hipotálamoestimula a glândula pituitária a liberar os hormônios gonadotróficos (FSH e LH), que atuam sobre as gônadas, estimulando a liberação de hormônios gonadais na corrente sanguínea. Na mulher, a glândula-alvo do hormônio gonadotrófico é o ovário; no homem, são os testículos. Os hormônios gonadais são detectados pela pituitária e pelo hipotálamo, inibindo a liberação de mais hormônio pituitário, por...
tracking img