Maison bordeaux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Maison à Bordeaux é uma residência privada de três andares em uma colina com vista para cape-como Bordeaux. O nível mais baixo é uma série de cavernas esculpidas a partir da colina, projetado para a vida mais íntima da família, o chão sobre o nível do jardim é uma sala de vidro - dentro, meio fora - para a vida, e no andar superior é dividido em uma área de crianças e de pais. O coração da casaé uma plataforma de elevador 3x3.5m que se move livremente entre os três andares, tornando-se parte do espaço de estar ou cozinha ou transformando-se em um espaço de escritório íntimo, e concessão de acesso a livros, obras de arte, e da adega.
Com a capacidade de fazer até mesmo os programas mais simples e direta espacialmente dinâmico e em constante estado de redefinição, Rem Koolhaas e de suaempresa OMA redefiniram o termo que "a casa é uma máquina para viver" em seu projeto de Maison Bordeaux. Concluído em 1998, a Maison Bordeaux fica em uma colina, com vista para a cidade de Bordeaux.

A casa foi projetada para um casal e sua família, mas antes de Koolhaas e OMA foram contratados para o projeto, em 1994, o marido da família estava em um acidente de carro fatal que o deixouparalisado da cintura para baixo. Dois anos depois do acidente, o casal se aproximou Koolhaas para projetar-lhes um novo lar fora de Bordéus. Apesar de ter sido paralisado, o homem não queria casa simples t vez ele queria um projeto complexo, afirmando: "Contrariamente ao que seria de esperar. Eu quero uma casa complexa porque a casa vai definir meu mundo. "

Koolhaas proposto um volume bastantesimples que foi espacialmente complexo e inovador, em termos de organização interior e condições. Koolhaas propôs uma casa que foi a compilação de três casas empilhadas em cima uma das outras, cada um com suas próprias características e condicionamento espacial.

A casa aparece como três entidades separadas que variam entre opaco e transparente. O nível mais baixo fica como uma massa pesada que éesculpido na montanha. O interior é cavernoso e labiríntico, em um sentido, onde todas as atividades íntimas da família ter lugar. O volume do meio é o mais transparente, bem como o espaço mais ocupado na casa. É o espaço para a sala de estar que se situa parcialmente dentro e fora oferecendo amplas vistas sobre o Bordeaux, e permitindo uma multiplicidade de atividades com o seu plano aberto. O volumealto é semelhante ao nível mais baixo em que ele é opaco e esconde os quartos das crianças e do casal. Ao contrário do nível mais baixo, o volume é penetrado com janelas buraco da porta, que criam pontos de vista para os moradores de suas camas.
Com cada andar inerentemente diferente é desconcertante a forma como um homem deficiente foi capaz de viver em uma casa espacialmente complexa. Mesmoque não haja duplicado, repetido ou sistema de organização, todos os três volumes estão ligados por um elevador central que se move entre cada andar. No entanto, não é simplesmente apenas um elevador para a circulação vertical entre andares, mas ele é mascarado pelo escritório do marido que fornece acesso a toda a casa movimentado da cozinha, o nível mais baixo, todo o caminho para o quarto noandar mais alto, que foi impulsionado por um pistão hidráulico que grande levantou e abaixou a sala sempre que necessário. Esta idéia genial de criar um espaço que é capaz de mover verticalmente através da casa cria um dinamismo espacial ;a casa que está sempre a mudar e redefinir o espaço do escritório, bem como o espaço onde ele para.

Com os três volumes diferenciados empilhados uns sobre osoutros, afigura-se como se o maior volume é flutuante no volume do meio por causa do vidro transparente. Com uma organização complexa entre andares, a estrutura geral da casa entra em questão sobre a forma como estes volumes empilham-se uns aos outros. Com o terceiro volume aparentemente flutua no topo do volume de meio e sobre ele, pergunta-se “como pode ser suportado.”


Uma família rica morava...
tracking img