mais

755 palavras 4 páginas
Ernani Andrade Leite ernani.leite@fametro.com.br © Prof. Ernani Leite, Msc

Lógica de Programação

1

CAPÍTULO 2
Introdução aos algoritmos Objetivos

Mostrar as aplicações dos algoritmos para resolução de diferentes problemas; especificar a importância dos algoritmos para a resolução de problemas computacionais; abordar os conceitos de entrada, processamento e saída do ponto de vista computacional; definir os tipos de algoritmos a serem utilizados: pseudocódigo e fluxograma.

Algoritmo
3

A idéia de algoritmo é muito antiga, discutida por matemáticos e filósofos dentre os quais podemos destacar Gottfried von Leibniz, que vislumbrava, no século XVII, máquinas universais de calcular e estranhas linguagens simbólicas para representar idéias complexas por meio de sinais convencionais.

© Prof. Ernani Leite, Msc

Lógica de Programação

3

Algoritmo
4

A matemática clássica é, em grande parte, o estudo de determinados algoritmos, como os aplicados na álgebra elementar, que substitui os números por letras e define um conjunto de símbolos que são manipulados por meio de regras práticas, como uma receita, um guia.

© Prof. Ernani Leite, Msc

Lógica de Programação

4

Algoritmo
5

Exemplificando, o produto de (a+b) e (a+b) é obtido da seguinte forma: a é multiplicado por a; a é multiplicado por b duas vezes; b é multiplicado por b; os resultados obtidos são somados.

Resultando na expressão: a2 + 2ab + b2. Uma máquina poderia ser programada para executar os passos anteriormente descritos, de forma rápida e eficiente. © Prof. Ernani Leite, Msc

Lógica de Programação

5

Algoritmos Aplicados à
Computação
6

Os algoritmos são amplamente utilizados na área da computação:
Definição de instruções realizadas pelo hardware;
Soluções voltadas à construção de interfaces: softwares e hardware;
Documentação de sistemas: descrevem as tarefas a serem realizadas pelos programas. © Prof. Ernani

Relacionados