Mais valia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O ponto “Doutrina de mais-valia” resiste na concepção econômica, uma das bases de estudo de Karl Marx. Mais-valia significa Na doutrina marxista, a remuneração do capitalista,consequência de uma espoliação dos trabalhadores assalariados, que, em troca de sua força de trabalho, recebem apenas o valor das mercadorias e serviços indispensáveis à sua subsistência. (A diferença entre ovalor dos bens produzidos e os salários recebidos constitui a "mais-valia", de que se apropriam os capitalistas.)

DOUTRINA MARXISTA

Baseado no contexto histórico dividido entre oproletariado e os empresários, a principal fonte de estudo de Karl Marx, a doutrina de mais-valia podia se formar a partir de uma equação representada pela diferença entre o valor da mercadoria produzida e asoma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista. Distingue-se por relacionar a disparidade entre o salário pago e o valor do trabalhoproduzido, consiste no valor do trabalho não pago ao trabalhador,
“A mais-valia é a chave que abre as portas de um mundo melhor. A mais-valia (que moralmente, pertence ao trabalhador) acabará destruindoo próprio regime capitalista.  O trabalhador não ganha bastante para comprar todo o equivalente ao que ele produz. Logo, os artigos de consumo se acumularão e não encontrarão compradores. Asuperprodução provocará depressões; estas produzirão a miséria; e esta por sua vez, as revoluções.”
A mais-valia tinha duas vias de aumento:
1 – Ela pode ser aumentada por meio do prolongamento da jornadade trabalho, já que neste caso cresce o tempo de trabalho suplementar. – Esta é a mais-valia absoluta.
Na época actual a mais-valia absoluta existe em forma do aumento da intensidade do trabalho, naredução das horas de descanso, etc.
2 – Segunda forma é a mais-valia relativa. Conseguida em resultado do aumento da produtividade do trabalho, em todos os ramos da economia nacional ou nos ramos...
tracking img