Mainframes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



Este trabalho irá tratar das principais funções dos mainframes atuais e também dos mainframes de configurações mais antigas. Irá relatar também das configurações dos mainframes, configuração de hardware e software dos mesmos. Quais são os tipos de mainframes e onde eles são aplicados.





































MainframesMainframe, em definição, é um computador de grande porte, usado para a transição de um grande volume de informações.

Por ser um computador de grande porte ele necessita de uma configuração compativel com os requisitos de seus solicitantes, como os seus componente de hardware e software.

Eles podem possuir varias maquinas virtuais para que assim não haja conflito entre os diversostipos que arquivos que são acessados por diversos tipos diferentes de sistemas operacionais. Eles são geralmente usado por empresas que possuem um grande volume de arquivos de diversos setores, ou seja, dá para imaginar o porque que um mainframe precisa ter varias maquinas virtuais simulando diversos S.O, digamos que um determinado computador que possue um S.O Linux queira acessar um banco de dadosque um computador com Windows está acessando, dependendo do arquivo, pode haver corrupção de arquivo, e não abrir mais em nenhum tipo de S.O ou leitor de arquivo.



História



Os mainframes nasceram da necessidade que as empresas tinham de ter um computador que realizasse tarefas que demorava dias para serem feitas. O primeiro a gerar um mainframe foi a IBM e a Burroughs, no inicio eleseram um infortunio devido ao seu tamanho, não só, como também precisavam de um ambiente propicio devido ao aquecimento de seus processadores gigantescos. Com o tempo ele passaram a reduzir o tamanho, então chegou-se ao modelo /3 e a série B-1700 e posteriormente o B-700, que foram as primeira maquina microprogramaveis, que marcaram o inicio dos circuitos integrados.

Depois outras empresastambém foram realizando trabalhos nesse ramo, empresas como a HP, Unisys.







Arquiteturas

Processadores

Os mainframes possuem varios processadores. Estes encontram-se dentro de um banco, onde é possivel mudar de processador sem precisar desligar o mainframe inteiro. Por possuir varios processadores é preciso que haja uma refrigeração maior, caso contrario pode ocorrer perda deequipamento e velocidade de processamento.



Discos

Os discos rigidos podem ser substituidos do mesmo modo que se troca os processadores, Geralmente os discos são baseados em RAID (Redundant Array of Inexpensive Disks). "[...]Atualmente os sistemas de discos para Mainframes são fornecidos não mais apenas pela própria IBM, mas também por empresas como Hitachi Data Systems (HDS) e EMC.Tornando esse segmento um negócio muito lucrativo devido a grande demanda mundial.[...]"



Fitas

São elementos essênciais do mainframe, pois funcionam como backups dos sistemas operacionais e aplicativos.

Estas configurações variam de acordo com a necessidade de cada empresa e fabricante.



Tipos de acessos

Fisíco

Este tipo de acesso pode ocorrer atraves decabos coaxiais, pares traçados e fibra ótica. Atraves deste tipo de cabeamento é possivel acessar diretamente o terminal. Por serem centralizados, a configuraçãao em FDDI o deixa mais rapido, e não ocorre a perda de transferencia.





Lógico

"O acesso lógico pode ser feito de várias formas: por um terminal que emula o sistema operacional do mainframe, chamados de “terminais burros”porque não são capazes de executar nenhuma operação interna; por sistemas operacionais Windows e Linux, em PC’s, através de programas como Client Access, que emulam o SO do mainframe, mas podem suportar várias sessões que trabalham paralelamente competindo pelo processador do mainframe e, por serem apenas um aplicativo, liberam o usuário para acessar outros recursos do PC, como processadores de...
tracking img