Magnetismo e eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CEFET-mg campus I belo horizonte |
Magnetismo |
|
|
Giovanni de Assis Rocha Mundim |
21/03/2013 |

|

Sumário
Materiais magnéticos------------------------------------------------------------------------02
Propriedade do campo magnético e das linhas de forças----------------------------04
Fluxo magnético e indução magnética---------------------------------------------------06Permeabilidade, relutância, permeância------------------------------------------------07
Força magneto motriz-----------------------------------------------------------------------09
Histerese e Perdas Magnéticas------------------------------------------------------------10
Referências------------------------------------------------------------------------------------12




1.Materiais magnéticos
A habilidade de adquirir um alto campo magnético está presente no ferro, níquel, cobalto e suas ligas e são de extrema importância para a engenharia elétrica/ mecatrônica. Um material magnético, ima, encontrado na natureza é a magnetita.
Devido a grande quantidade de materiais magnéticos é importante saber porque somente estes materiais carregam propriedades magnética e comoestas mudam de acordo com o material.
Existem três tipos de materiais magnéticos:
2.1 Ferromagnéticos
Materiais que se imantam facilmente na presença de um campo magnético. É possível verificar experimentalmente a forte alteração provocada por estes materiais na intensidade do campo magnético. São estes o ferro, cobalto, níquel e suas ligas.
1.2 Diamagnéticos
São materiais quecolocados na presença de um campo magnético é gerado nestes um ima com os polos contrários ao campo magnético aplicado no material. São substancias diamagnéticas: cobre, prata, chumbo, bismuto, etc..
2.2 Paramagnéticos
São materiais que contem elétrons desemparelhados e que se alinham da presença de um campo magnético e provoca uma pequena alteração na intensidade deste. São exemplos dessesmateriais: alumínio, magnésio, sulfato de cobre, etc..
Os materiais ferromagnéticos são fortemente atraídos por imas e por isso chamados de magnéticos, já os diamagnéticos e paramagnéticos são chamados de não magnéticos por serem atraídos fracamente por imas.
Hoje em dia é incentivada a pesquisa por melhores materiais magnéticos para poder produzir produtos em dimensões reduzidas e mais eficientes.2.3 Material magnético mole

Possuem um magnetismo facilmente reversível.

2.4 Material magnético duro

São materiais, também chamados de ima permanentes e que exigem um forte campo magnético externo para levar sua magnetização à zero.
1.5 Alguns exemplos de aplicações de materiais magnéticos são:

Transformadores
São dispositivos que através de propriedades doeletromagnetismo transmitem de um circuito a outro transformando a corrente elétrica e tensão.
Indutores
Elementos capazes de armazenar e fornecer finitas quantidades de energia, diferente da fonte ideal os indutores fornecem tensão ao circuito próximos por meio da passagem de corrente que provoca uma variação no fluxo magnético.
Motores elétricos
São equipamentos que transformam energia elétrica emenergia mecânica através de princípios básicos do magnetismo e eletromagnetismo.
Contator
É um dispositivo eletromecânico que controla cargas de um circuito através da distância e garante a segurança do equipamento. Funcionam através de uma bobina que gera um campo eletromagnético que atrai um contato fechando o circuito.

2. Propriedade do campo magnético e das linhas de forças
O campomagnético é a região ao redor do ima onde pode haver forças de origem magnética, geralmente originados por materiais com características magnéticas como os imas. Estes campos são formados por linhas de forças que definem parâmetros em si.
3.5 Propriedades dos campos magnéticos

3.6.1 Propriedade fundamental do campo magnético

Em um campo magnético M, suponhamos que em um ponto...
tracking img