magda soares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Letramento e alfabetização: as muitas facetas*



Multiple facets of literacy and initial reading instruction





Magda Soares

Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita





RESUMO

Busca recuperar a evolução dos conceitos de letramento e alfabetização ao longo das duas últimas décadas, identificando, nesse período, um movimentode progressiva invenção da palavra e do conceito de letramento e concomitante desinvenção da alfabetização, entendida como a perda de especificidade desse processo, o que vem tendo como conseqüência uma nova modalidade de fracasso escolar: o precário nível de domínio da língua escrita em ciclos ou séries em que esse domínio já deveria ter sido alcançado. Discutem-se as causas dessa perda deespecificidade do processo de alfabetização, e propõe-se uma distinção entre alfabetização e letramento que preserve a peculiaridade de cada um desses processos, ao mesmo tempo em que se afirma sua indissociabilidade e interdependência. Caracteriza-se o momento atual como sendo de tentativas de reinvenção da alfabetização, considerada necessária desde que entendida não como a volta a paradigmas dopassado, mas como recuperação da especificidade da alfabetização em suas múltiplas facetas, e sua integração com o processo de letramento.

Palavras-chave: alfabetização; letramento; métodos de alfabetização

ABSTRACT

Describes how the concepts of literacy and initial reading instruction developed in Brazilian education throughout the last two decades, characterising this development as aprogressive invention of the word and concept of literacy and a concomitant dis-invention of the concept of initial reading instruction, which lost its specific characteristics, bringing about a new type of school failure: the serious reading and writing difficulties among students at advanced levels of schooling. The text discusses the causes of this phenomenon and stresses the need to distinguishclearly between initial reading instruction and literacy, so that each process is seen as specific and, at the same time, as associated with and dependent on the other. The present situation is characterised as an attempt to re-invent initial reading instruction, meaning not a turning back to past methodologies, but as a recovery of the distinctive features of the initial reading instruction processin its multiple facets, guaranteeing at the same time its integration with the literacy process.

Key-words: initial reading instruction; literacy; initial reading instruction methods





Introdução

O título e tema deste texto pretendem ser um contraponto ao título e tema de outro texto de minha autoria, publicado há já quase vinte anos: "As muitas facetas da alfabetização" (Cadernosde Pesquisa, nº52, de fevereiro de 1985). Uso a palavra contraponto para indicar que o que aqui intento fazer é um entrelaçamento dos dois textos, não uma reformulação, muito menos um confronto. É que, relendo, hoje, "As muitas facetas da alfabetização", encontro ali já anunciado, sem que ainda fosse nomeado, o conceito de letramento, que se firmaria posteriormente, e, de forma implícita, asrelações entre esse conceito e o conceito de alfabetização; segundo, porque, passados quase vinte anos, as questões ali propostas à reflexão parecem continuar atuais, e grande parte dos problemas ali apontados parece ainda não resolvida. O contraponto que pretendo desenvolver é a retomada de conceitos e problemas, buscando identificar sua evolução ao longo das duas últimas décadas, em um movimento quevou propor como sendo de progressiva invenção da palavra e do conceito de letramento, e concomitante desinvenção da alfabetização, resultando na polêmica conjuntura atual que me atrevo a denominar de reinvenção da alfabetização.

Para prevenir sobressaltos, adianto, já neste momento inicial de minhas reflexões, que meu objetivo será defender, numa proposta apenas aparentemente contraditória, a...