Magazine

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário

Gestão Contemporânea de Negócios

Case Magazine Luiza
Equipe G1 Alvaro Yamamoto José Carlos Márcia Ribeiro Luzinete Pereira Viviane Meirelles Wildison Jobim
Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa Pós-Graduação/MBA

Professor: Fernando Roncal Pajares

1

A Empresa



Devido à expansão dos negócios do Grupo Magazine Luiza, foi constituída, em junho de 1991, a empresaLTD – Administração e Participações S/A, que tinha como objetivos principais modernizar as empresas controladas, disciplinar a sucessão hereditária e prestar serviços às controladas. No ano de 1994 foi constituída a MTG – Administração e Assessoria S.A, o novo nome da Holding Controladora, cujo objetivo é administrar e assessorar as empresas do Grupo Magazine Luiza com relação a descentralizaçãoadministrativa e a segmentação de mercado, visando plenamente a modernização.
2



Histórico
1991 – Mobilização: Neste primeiro ano de sua administração, Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues iniciou o processo de desburocratização da empresa. ● 1992 – Sustentação: A empresa lançou no mercado o pioneiro conceito de “Lojas Eletrônicas”. ● 1993 – Consolidação: Ano em que ocorreu a modificaçãono organograma da empresa.
● ●

1994 – Ação: Desenvolvimento dos programas de qualidade com o foco no cliente (A voz do Cliente); modernização dos pontos de venda (ações de merchandising) e informatização da empresa. 1995 e 1996 – Solidificação: Central de Atendimento ao Cliente, incremento da área de Logística. 1997 – Expansão: Planejamento Estratégico: “Expansão, a conquista de novoshorizontes”. 1998 – Evolução: Este ano foi marcado pela evolução dos projetos já vivenciados pela empresa. 2000 – Competência: Ano do Encontrão de Funcionários com o tema “O futuro é J@”. 2001 – Excelência: Ano que fechou o “Novo Ciclo”, durando exatamente, 10 anos. Em 2001 houve a criação das regionais de vendas, o crescimento expressivo do e-commerce, o lançamento da Luiza Cred, em parceria com oUnibanco, e, logicamente, a busca pela excelência nos processos, no atendimento, nas parcerias e na rentabilidade, através do lema estratégico “Você pode fazer melhor, sempre”.

● ● ● ●



Diretrizes e equações-chave aplicadas no “Novo Ciclo” “FAZER ACONTECER com simplicidade, harmonia e ordem”. “Busca da TRANSPARÊNCIA e da VERDADE nas relações”. “Ênfase na APRENDIZAGEM COLETIVA”. “Ter o CLIENTECOMO FOCO PRINCIPAL”. “Busca do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”. “Elevação nível de consciência através do PROCESSO EDUCATIVO”.

3

Histórico


Em 2002, o Grupo Luiza iniciou nova fase de desenvolvimento e expansão. Esta foi nomeada Ciclo da Transformação”, e foi criado o “Intento 2005”, onde a principal meta é fazer com que o Magazine Luiza seja o foco principal do cliente. Para issoacontecer, surgiu o tema “Experiências Memoráveis”, ou seja, tudo é feito para que o cliente nunca mais se esqueça do Magazine Luiza, são feitas diversas atividades inusitadas e realmente inesquecíveis. 2004 - Fácil em Ação: Neste ano o Magazine Luiza se tornou case de sucesso no Fórum Mundial de Varejo em Nova Yorque, gerando, assim, matéria exclusiva no jornal norteamericano The New York Times,retratando a grande projeção da rede no Brasil. Devido à grande diversidade de atuação da empresa, e sua significativa representatividade no setor de varejo, o Grupo Luiza está sendo projeto de estudo na Universidade de Harvard, EUA, com o tema “Lojas Virtuais”. O Magazine Luiza comprou a rede gaúcha de lojas Arno, com 51 filiais pelo Rio Grande do Sul, expandindo seu número de estabelecimentos para254, a maior expansão anual do Grupo até hoje, com 80 novas lojas. Com esta aquisição, o Grupo Luiza mantém, agora, quatro centros de distribuição pelo país. O grupo conseguiu grandes índices de faturamento, quase triplicando os R$ 570 milhões em 2001, para R$ 1,45 bilhão no ano presente.



4

Dados técnicos
Razão Social: Magazine Luiza S/A; Caracterização de Sociedade: Sociedade anônima...
tracking img