Escoliose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO






Será abordada através deste trabalho a escoliose. Classificando suas origens, tipos e tratamentos. Tendo como objetivo orientar para tal doença e resolver de forma clara e objetiva as dúvidas que possam apresentadas sobre o assunto.




























































2- ESCOLIOSEO termo escoliose deriva do grego "SKOLIOSIS" que significa "curvatura".
Em geral, não existe, em uma coluna vertebral, uma curvatura no plano Frontal, isolada, mas existe uma curvatura principal e, como consequência uma curvatura secundária. Porém, antes de estudar as escolioses é necessário o conhecimento sobre a anatomia da coluna vertebral.


3- ANATOMIA DA COLUNA VERTEBRALA anatomia da coluna vertebral compõe-se de quase uma centena de articulação que se distribuem de forma segmentar no eixo craniocaudal com suas curvas fisiológicas. A coluna vertebral é um sistema formado por unidades ósseas chamadas vértebras que se superpõem formando uma pilha de ossos, que se intercalam com coxins de fibrocartilagem chamados: discos intervertebrais.
A figura 1 aseguir mostra as divisões da coluna, ela é dividida em cinco segmentos, que no sentido craniocaudal são: coluna cervical com sete vértebras; coluna dorsal ou torácica com doze vértebras; coluna lombar com cinco vértebras; coluna social com osso sacro que é a fusão normalmente de cinco vértebras e a coluna coccígena formada pelo cóccix.

figura 1- Coluna vertebral



3.1- A coluna vertebralapresenta as seguintes curvaturas:

1- Segmento cervical tem uma convexidade anterior com uma concavidade posterior que é a lordose cervical;
2- Segmento dorsal tem uma convexidade posterior com uma concavidade anterior que é cifose dorsal.
3- Segmento lombar tem uma convexidade anterior com uma concavidade posterior que é a lordose lombar.

Normalmente uma vértebra é constituída de um corpovertebral; pedículos;
processos transversos; processos articulares; processo espinhoso; lâmina e forâmen vertebral. A estabilidade do movimento vertebral e o limite destes movimentos dependem principalmente dos ligamentos da coluna vertebral que são principalmente de frente para trás: ligamento longitudinal anterior; ligamento longitudinal posterior; ligamento amarelo; ligamento interespinhoso;ligamento supraespinhoso.



4- DEFINIÇÃO DE ESCOLIOSE



A definição correta é a de que a escoliose, doença, é um desvio tridimensional da coluna vertebral, ou seja, a coluna desvia-se nos três planos do espaço. Assim, a coluna realmente se torce, não somente para os lados, mas também para frente/trás e em volta de seu próprio eixo. A coluna vertebral possui 3 tipos de curvas:a lordose, a cifose e a escoliose como mostrada na figura 2 abaixo . A lordose é presente na coluna cervical e na coluna lombar e a cifose é presente na coluna torácica. A presença dessas duas curvas é normal nesses níveis acima, fazendo parte das curvaturas normais da coluna. Apenas em casos em que a lordose e a cifose aparecem em grau aumentado é que são consideradas anormais e devem ser investigadas.Há vários tipos de escoliose, sendo a mais frequente a do adolescente.  A escoliose é uma curva sempre anormal na coluna vertebral. Esse tipo de curva aparece no plano coronal, isso é, aparece quando olhamos a pessoa ou “de frente” ou “de costas”, diferentemente da lordose e cifose, que são vistas quando olhamos a pessoa “de lado”. A escoliose é muito mais frequente em meninas do que em meninos(cerca de seis vezes). Ela não possui origem conhecida, mas sabe-se que é devida a uma malformação nas cartilagens de crescimento das vértebras. É por esse motivo que o diagnóstico é realizado geralmente na adolescência, quando ocorre o período de maior crescimento.  A escoliose pode ser classificada de acordo com vários critérios:  

- Etiologia (causa / origem)
- Localização das curvaturas
-...
tracking img